Wallet brasileira com suporte a ADA

Aumenta o suporte no Brasil ao projeto!

Siga no

É com muito prazer que a Comunidade ADA Brasil anuncia a implementação do suporte à criptomoeda do projeto Cardano (ADA) em uma aplicação de carteira multimoedas brasileira: Cashu. Entenda como se deu este processo e tire suas dúvidas sobre o projeto no texto que trouxemos para você.

Como tudo começou?

Tudo começou em um meetup chamado Criptohouse. Uma trilha de eventos tradicionais no ecossistema de Blockchain do Rio de Janeiro. O meetup realizou mais de 20 encontros na casa colaborativa T.E.R.R.A – Transição em Rede. A edição se deu no dia 11 de Setembro de 2018. Rodrigo Ferreira, criador da carteira multimoedas “Cashu“, compartilhou os desafios e dificuldades que ele enfrentou no desenvolvimento do projeto.

 

Cashu

Cashu é uma carteira de criptomoedas open source totalmente “made in Brasil“. O App beta tem aproximadamente 30 ativos listados (BTC, ETH, Waves, etc).

A carteira é um MVP (Minimum Viable Product). Há um grande trabalho a ser feito em termos de interface do usuário. Seu código é aberto.

Site oficialhttps://cashu.cc/

Android – Link para o aplicativo na loja do Google: clique aqui

iOS – em desenvolvimento

Escopo

O escopo do projeto Cashu é o desenvolvimento de uma wallet opensource com suporte a diversas moedas. Abaixo listamos alguns de seus principais aspectos.

Suporte para vários ativos
Com o Cashu, você pode armazenar de forma conveniente e contínua várias criptomoedas em um único aplicativo. Nosso objetivo é, eventualmente, apoiar todas as 50 melhores moedas por capitalização de mercado.

“Seja seu próprio banco”
Manter-se independente e 100% no controle de seus ativos. Pesquisamos o saldo e os dados históricos anonimamente dos servidores públicos. Nenhum registro é necessário.

Código aberto
Cashu é open source. Isso significa que qualquer pessoa pode auditar o código-fonte e recriar o aplicativo diretamente dele. Essa é a maior garantia possível de transparência.

Design seguro e simples
Cashu protege o usuário de gerenciar suas chaves privadas. As assinaturas são derivadas de forma local.

Técnica

O projeto é desenvolvido originalmente em Python e depois convertido em Java. A escolha se deu devido a legibilidade e simplicidade do Python. A conversão para Java se dá pelo objetivo de rodar a aplicação em uma distribuição Android. O python seria a especificação executável. A implementação foi desenvolvida sob os padrões BIP39 (árvore determinística) e BIP44.

GitHub do projeto: https://github.com/cashuwallet/cashuwallet

E-mail: help@cashu.cc

Testamos a implementação com sucesso para ambas as derivações de endereço (Daedalus e Yoroi):

(1) Yoroi para Yoroi enviou e recebeu ADAs com sucesso;
(2) Yoroi a Daedalus enviou e recebeu ADAs com sucesso;

Segurança

Chaves privadas não ficam armazenadas no dispositivo. São geradas sob demanda quando o usuário confirma a senha no aplicativo. A captura de tela é desabilitada na aplicação. Chaves privadas não são armazenados em nenhum lugar. Todas as assinaturas digitais são calculadas de forma local, derivadas da senha do usuário.

Implementação da ADA (Cardano)

A Comunidade ADA Brasil forneceu apoio remoto para implementação da ADA no projeto Cashu. A função está entre as 5 implementações da ADA em carteiras multimoedas do mundo. Obteve um pequeno apoio de desenvolvedores oficiais do projeto Cardano para eventuais dúvidas.

Depois de algumas tentativas sem sucesso, foi possível se chegar a uma uma implementação “lightwallet” para ADA, inspirada no código da aplicação AdaLite. Não foi uma tarefa fácil devido ao tipo de documentação técnica utilizada no projeto Cardano.

Quer envolver no projeto?

Participe ativamente da comunidade Cardano e contribua para o projeto! Tem alguma ideia? Nos procure através do nosso e-mail: marcusoregano@protonmail.com.

Disclaimer

Não movimente valores significativos nesta carteira. Se trata de um projeto em fase beta. Não garantimos seu saldo.

Comunidade ADA Brasil

A comunidade ADA Brasil está presente no Telegram e, além disso, temos um blog com vários materiais disponíveis para leitura.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcus Vinicius
Marcus Viniciushttps://www.instagram.com/cardanobrasil
Marcus Vinicius conheceu o Bitcoin em 2014. Embaixador do projeto de Blockchain Cardano. É graduado em Ciências Econômicas pela FCE/UERJ.
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos

Departamento do Tesouro dos EUA quer ferramenta para rastrear Bitcoin

A agência dos Estados Unidos responsável pela implementação de sanções contra empresas, parte do Departamento do Tesouro, quer uma ferramenta capaz de rastrear o...
Polícia investiga negócio de criptomoedas no ES

Corretora cripto é alvo de operação policial por fraude bilionária

A polícia da Coreia do Sul realizou uma operação em diversos escritórios de uma corretora de criptomoedas após a empresa ter sido acusada de ser...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias