Youtuber vendedor de curso de Bitcoin é preso por envolvimento com golpe

Youtuber dizia que compartilhava seu conhecimento de graça.

Siga no
Imagem: Europol
Imagem: Europol

Um youtuber da Espanha foi preso pela Europol (serviço Europeu de polícia) por promover uma pirâmide financeira através da venda de cursos que ensinava negociação de Bitcoin e outras criptomoedas. A operação que teve participação das forças de segurança espanholas prendeu outras cinco pessoas envolvidas com o esquema.

A Europol revelou a apreensão de cerca de 70 mil euros em dinheiro, além de Bitcoin, Ethereum, XRP e OmiseGo durante a operação que culminou na prisão do youtuber. A polícia europeia confiscou as contas bancárias dos envolvidos no esquema de pirâmide e apreendeu oito veículos de luxo.

Segundo a Europol, a empresa do youtuber chamada GNZ Academy tinha sua sede na cidade de Andorra. Ele utilizava sua fama na plataforma de vídeos para atrair e enganar as vítimas.

Isso é, o youtuber se apresentava como um especialistas em criptomoedas e diariamente “ensinava” seus inscritos a “ganhar dinheiro com bitcoin”, contudo, na verdade ele provia golpes.

“Compartilho meu conhecimento de graça”

Alguns compradores comentaram sobre o curso em fóruns da internet, declarando que “tinha um conteúdo ruim”. A polícia revelou que cerca de 11.000 pessoas que compraram o curso foram enganadas pelo youtuber, que prometia até 80% de lucro aos investidores.

As opiniões dos compradores são muito diferentes daquelas que estão no site da empresa do youtuber. Na página onde o curso é vendido, supostos alunos aparecem agradecendo ao homem pelo que aprenderam e os resultados que tiveram.

Comentários curso
Comentários curso

O vendedor de cursos foi preso acusado de “fraude internacional”. As outras pessoas presas com o youtuber foram liberadas, pois a polícia não conseguiu comprovar a participação delas no golpe.

A empresa do youtuber utilizada para aplicar os golpes, além de captar clientes na Europa, também utilizou a crise na Venezuela para enganar os interessados em sair da situação de calamidade que atingiu o país. 

“Devido à situação económica que atravessa a Venezuela, com a piora da economia, pretendo ajudar compartilhando meus conhecimentos, decidi dar o meu curso intensivo no valor de 400 euros a todos os venezuelanos”, afirma GNZ Academy em seu site.

É muito improvável que cursos te ensinem a ganhar valores exorbitantes como os oferecidos por esse youtuber. É bem verdade que o mercado de criptomoedas pode sim oferecer ganhos, mas as perdas também estão garantidas no mercado.

Ostentação e entrevistas

O youtuber começou sua carreira em 2013, desde então, assim como em vários casos semelhantes, ele exibia sua vida luxuosa no Instagram. Ele dizia que conquistou tudo graças aos seus conhecimentos em Bitcoin e chegou até mesmo a dar uma entrevista para o site El Pais falando sobre publicidade na internet.

Em um vídeo ele chegou a afirmar que ganhou 1 milhão de euros em apenas uma operação. Ele convidava seus seguidores para comprar seu curso para aprender ganhar dinheiro.

Na verdade quem financiava sua vida luxuosa eram as pessoas que acreditavam nas formas milagrosas de ganhar dinheiro que ele ensinava no curso.

O youtuber não é muito diferente de outros por aí que vivem vendendo cursos de supostos “segredos” de Bitcoin.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Diego Marques
Diego Marques
Começou em 2016 como um dos primeiros redatores do Guia do Bitcoin. Diego tem preferência por notícias que podem influenciar o preço das criptomoedas, mas também gosta de escrever curiosidades do cripto-universo.
Cardano. Imagem: Abode Stock

Cardano dispara e bate recorde de preço enquanto Bitcoin cai

A criptomoeda Cardano (ADA) disparou neste sábado e bateu um novo recorde de preço, enquanto isso, o Bitcoin e a maioria das principais criptomoedas...
Elon Musk interpretando Wario. Imagem: Divulgação SNL.

Cocriador da Dogecoin chama Elon Musk de “vigarista egoísta”

Pouco tempo depois de Elon Musk afirmar que estava trabalhando com desenvolvedores da Dogecoin, o cocriador da criptomoeda meme, Jackson Palmer, apareceu no Twitter...
Criptomoeda Ethereum em destaque com outras criptomoedas ao seu redor rivais

Elon Musk vai comprar Ethereum?

“Eu acredito fortemente nas criptomoedas, mas elas não podem levar a um aumento massivo no uso de combustível fóssil, especialmente carvão”, disse Elon Musk,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias