Zimbábue nega que adotará Bitcoin como moeda legal

País africano com cerca de 15 milhões de habitantes.

Siga no
Bitcoin e notas de cédulas do Zimbabwe de 20 bilhões e 100 trilhões de dólares
Bitcoin e notas de cédulas do Zimbábue de 20 bilhões e 100 trilhões de dólares

Zimbábue foi alvo de rumores de que seria o próximo país a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal, após dois meses que El Salvador realizou o movimento.

Vale lembrar que este país do continente africano convive com a alta inflação há alguns anos, sendo um dos primeiros a ter uma nota de 100 trilhões em circulação em 2008, que valia apenas US$ 30,00 na época.

O dólar zimbabuano (Z$) chegou a ser considerado uma das piores moedas do mundo por muitos anos, acabando em 2009. Após esse episódio, o governo local chegou a permitir a circulação de moedas estrangeiras na economia, visto que não conseguia manter o poder de compra da população.

Em 2019, o Dólar zimbabuano voltou a entrar em circulação, mas os problemas com moeda no país não sumiram. Assim, é comum que o Dólar americano seja aceito no comércio local, visto que a moeda local oscila muito e não passa confiança.

Vale lembrar que El Salvador era um país que não tinha a emissão de sua própria moeda, utilizando o Dólar como moeda de curso legal. Em setembro de 2021, o país legalizou o Bitcoin também, sendo o primeiro a fazer o movimento.

Zimbábue estuda adotar o Bitcoin como moeda? Governo nega

O continente africano é repleto de países com problemas em relação ao dinheiro e facilidades de acesso ao sistema financeiro tradicional.

Contudo, Zimbábue poderia encontrar no Bitcoin a nova oportunidade de sair na frente dos vizinhos e conduzir sua população a inovação do dinheiro, caso optasse por aceitar essa como uma moeda legal.

De acordo com informações publicadas no último domingo (7), no portal de notícias local Bulawayo 24, o governo local estaria avaliando aceitar o Bitcoin como meio de pagamento legal no país. Para isso, haveria estudos com especialistas em tecnologia no local que estão auxiliando no processo.

Um secretário do governo que chefia inovações digitais no país supostamente confirmou em um evento nos últimos dias que conversas com o setor privado estavam em andamento, visto ser importante contar com apoio das empresas.

O movimento era promissor, com potencial de ser o segundo país a fazê-lo, reforçando o status do Bitcoin como moeda.

Estudo é sobre CBDC e não Bitcoin

De acordo com o Balawayo 24 na última terça-feira (9), a Ministra de Comunicações do Zimbábue esclareceu o assunto em um programa de rádio, afirmando que os estudos sobre moedas digitais do país seguem o mesmo que de vários países, que buscam criar suas CBDCs e não sobre o Bitcoin.

“O governo gostaria de garantir à nação que não está considerando a introdução de outra moeda na economia, conforme relatado em algumas seções da mídia. Nossa moeda local é o dólar do Zimbábue, e não a criptomoeda. Como a maioria dos países do mundo, o Governo da O Zimbábue, por meio de seu Grupo de Tecnologia Financeira, está estudando a Moeda Digital de Bancos Centrais em vez de criptomoedas, bitcoins ou qualquer forma de derivados”.

O tom mostra que a repercussão do assunto internacionalmente não agradou o governo local, que reafirmou o uso apenas do Dólar do Zimbábue.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

CEO da Binance se torna o chinês mais rico do mundo, diz site

Changpeng “CZ” Zhao, o famoso CEO da Binance, é um nome muito importante dentro do criptomercado e até mesmo na economia como um todo....
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias