O Ministério das Transformações Digitais da Ucrânia anunciou hoje que planeja legalizar o Bitcoin no país. Atualmente, o Bitcoin, que não tem uma definição na Ucrãnia, passará a ser reconhecido no país.
Objetivo é arrecadar mais, com taxação de operações de Bitcoin
Assim, com o anúncio, o deputado Alexander Bornyakov falou que legalizar o Bitcoin pode ajudar o governo a arrecadar mais com taxação.
O movimento é parte do plano de digitalização do país. O ministro acredita que todo serviço público deve ser como o “Uber e Airbnb” para o cidadão. Assim, promovendo a facilidade de uso dos serviços governamentais.
Vale lembrar que o Governo Ucraniano planeja levar todos os seus registros públicos e documentações para a Blockchain e torná-los mais acessíveis a população.
Em conclusão, apesar de ter um foco de arrecadação e taxação de operações de trading, o movimento pode ser bom para que o Bitcoin tenha um curso legal no país e um reconhecimento maior por outras nações. Países como Canada, Finlândia e Austrália já reconhecem o Bitcoin como uma commoditie.
No Brasil, o Banco Central já declarou que utilizará as criptomoedas para a balança comercial do país e a receita já tem uma instrução normativa sobre o Bitcoin. A maioria dos outros países ainda não tem uma definição legal sobre o status do Bitcoin.