Banco Central reconhece bitcoin na balança comercial

Siga no
Bitcoin na Câmara dos Deputados - Projeto de Lei
Bitcoin na Câmara dos Deputados

O Banco Central divulgou hoje (26/8) o balanço do mês de julho de 2019. Segundo a nota à imprensa, o Comitê de Estatísticas de Balanço de Pagamentos, órgão consultivo sobre metodologia das estatísticas do setor externo ao Departamento de Estatísticas do Fundo Monetário Internacional (FMI), “recomendou classificar a compra e venda de criptoativos como ativos não-financeiros produzidos, o que implica sua compilação na conta de bens do balanço de pagamentos”.

A recomendação foi formalizada no texto Treatment of Crypto Assets in Macroeconomic Statistics, pelo departamento de Estatística do FMI.

Ainda de acordo com a nota, “a atividade de mineração de criptomoedas, passa a ser tratada como um processo produtivo”. Por serem digitais, os criptoativos não têm registro aduaneiro, mas as compras e vendas por residentes no Brasil implicam a celebração de contratos de câmbio.

O Banco Central passa a incluir, nas estatísticas de exportação e importação de bens, as compras e vendas de criptoativos.

O Brasil tem sido importador líquido de criptoativos, o que tem contribuído para reduzir o superávit comercial na conta de bens do balanço de pagamento. As exportações e importações de bens do balanço de pagamentos têm como fonte principal de dados primários a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (ME/Secex).

Link da nota do Bacen: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estatisticassetorexterno

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Eveline de Assis
Jornalista, especialista em revisão de textos, entrando no mercado das criptomoedas!
FMI

FMI pede que El Salvador deixe de usar bitcoin como moeda legal

O Fundo Monetário Internacional (FMI), "pediu" que El Salvador "mude de rumo" e pare de usar o Bitcoin como moeda legal, citando "grandes riscos"...
Homem mergulhando feliz após encontrar Bitcoin perdido

Se as pessoas achassem Bitcoin esquecidos ficariam felizes, diz jornalista da CNN Brasil

O Banco Central do Brasil lançou um sistema para encontrar valores esquecidos, mas para uma jornalista da CNN, se fosse com Bitcoin, as pessoas...
Donald Trump

Filho de Trump vai processar criadores da criptomoeda TrumpCoin

Embora a criptomoeda TrumpCoin (TRUMP) exista desde 2016, foi apenas agora, seis anos depois, que a família do ex-presidente dos EUA descobriu que uma...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias