Ethereum é a segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado, ela é amada por corretoras de criptomoedas e é listada na maioria delas, mais do que qualquer outra altcoin.
Quando o Bitcoin atingiu o valor recorde de mais de US $ 20.000, em dezembro de 2017, Ethereum valia cerca de 400 dólares.
Para seu criador, Vitalik Buterin, seu projeto tem muitas vantagens sobre o Bitcoin, e ele orgulhosamente ilustrou com palavras simples por que sua “segunda geração de blockchain” tem méritos suficientes para ser a altcoin mais importante no mercado.
Vitalik: “Eu estava bastante envolvido na indústria de Bitcoin”
Ele explicou que durante um período de cerca de dois anos ficou bastante envolvido na comunidade Bitcoin, ele não apenas começou a participar ativamente da comunidade, mas também se envolveu em vários projetos relacionados a criptomoedas, até que deixou a universidade para se envolver completamente em atividades relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias de blockchain.
Mais tarde, ele percebeu que o Bitcoin poderia evoluir. Ele começou a estudar a possibilidade de expandir as capacidades do Bitcoin, mas acabou decidindo dar um passo adiante, desenvolvendo uma blockchain nova e mais eficiente. A evolução que começou com o projeto Ethereum abriu um quadro de opções para os usuários da mesma forma que os smartphones mudaram a forma como a sociedade se comporta.
Ele queria explicar como ele chegou a ideia da Ethereum. Ele disse:
“Logo depois de abandonar a faculdade, comecei a perceber que havia coisas muito mais interessantes para fazer com blockchain do que apenas uma moeda peer-to-peer. E foi algo que outras pessoas estavam começando a perceber ao mesmo tempo.
Eu tive essa idéia de que a blockchain era uma linguagem de programação embutida como uma espécie do que eu pensava ser a maneira mais simples e lógica de construir uma plataforma que pudesse ser usada para muitos mais tipos de aplicativos ”.
Vitalik comparou as diferenças entre as duas blockchains como a diferença de uma calculadora versus um smartphone.
Embora o Bitcoin possa fazer uma coisa muito bem, a plataforma ethereum dá aos usuários e desenvolvedores uma estrutura mais ampla de possibilidades graças aos contratos inteligentes e dApps.
Ele disse:
“Pense na diferença entre algo como uma calculadora e um smartphone, onde uma calculadora faz uma coisa e faz uma coisa bem. Mas, na verdade, as pessoas querem fazer todas essas outras coisas. E se você tiver um smartphone, então você tem uma calculadora como um aplicativo, você tem um tocador de música como um aplicativo, você tem um navegador da Web como um aplicativo e praticamente todo o resto”.
Esta, no entanto, não é a primeira vez que Vitalik fala negativamente sobre o Bitcoin. Na semana passada, ele twittou sobre o XRP, afirmando que “é melhor do que o Bitcoin“. Algumas pessoas acreditam que ele estava apenas sendo irônico.
A plataforma Ethereum finalmente conseguiu implementar sua atualização Constantinopla. Essa conquista começa o caminho para a Etheruem 2.0 e pode ser o primeiro passo para alcançar um blockchain escalável, rápida e eficiente, com capacidade para processar até 1 milhão detransações por segundo.