Uma instituição está oferecendo 100 mil vagas de cursos de programação, com ementa contendo até a tecnologia blockchain. A capacitação está aberta para estudantes e profissionais que já trabalham na área.
O mercado de trabalho na área de tecnologia é um dos mais desafiadores dos últimos tempos. Com inúmeras mudanças de paradigmas em pouco espaço de tempo, a qualificação dos profissionais é cada vez mais exigente.
De acordo com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a Investe SP, surgiram bolsas de estudos interessantes para os profissionais e curiosos desta área. As vagas seriam fruto de uma parceria do SEPROSP com a Digital Innovation One.
Vagas para cursos de programação estão abertas, com possibilidades de aprender conceitos da tecnologia blockchain
A Digital Innovation One é uma plataforma para educação online, que está oferecendo bolsas de estudos gratuitas. Os alunos interessados deverão entrar no website da empresa, realizar um cadastro e começar suas aulas.
Dentre as opções oferecidas, estariam JavaScript, HTML, .NET, React, Banco de Dados, Python, Git, Blockchain e Inteligência Artificial. Os conteúdos poderiam ter durações de até 40 horas por módulo, com diferentes níveis de aprendizado.
Além disso, os alunos recebem um feedback da plataforma, na medida em que aumentam suas qualificações. Esta seria uma maneira de ter um acompanhamento em relação ao progresso dentro da formação profissional. Em outro ponto, algumas vagas de emprego são oferecidas através desta plataforma, que certamente motiva ainda mais o aprendizado.
Os cursos dão direito a certificados pela instituição, então é uma boa forma de dar uma “engordada” no currículo. A iniciativa é fruto de uma parceria desta plataforma com o SEPROSP, que é o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo.
Mais de 50 mil alunos já foram atendidos pela iniciativa
De acordo com a Investe São Paulo, mais que 50 mil alunos teriam sido atingidos pela parceria em 2019. As vagas para cursos de programação começaram a ser disponibilizadas em fevereiro de 2019.
A intenção é que com a abertura das novas vagas, mais interessados em aprender sobre tecnologia conheçam o programa da plataforma. Por lá, são realizados desafios, encontros ao vivo e cursos diversos, que estão disponíveis para várias linguagens de programação.
O perfil dos alunos, ao fim dos cursos, poderá ser de desenvolvedor full-stack, back-end, front-end e até mobile. Ou seja, com o aprendizado, os futuros profissionais poderão sair mais capacitados para enfrentar o mercado de trabalho, que segue cada vez mais competitivo.
A tecnologia blockchain, segundo apurou o Livecoins, está presente em dois conteúdos práticos dentro da plataforma. Neste ponto, é ensinado aos alunos o trabalho com dApps na rede Ethereum e há uma introdução à blockchain com Javascript. Dessa forma, os alunos já saem com conhecimentos nas chamadas tecnologias emergentes, que são cada vez mais necessárias para as empresas em busca de inovação.
Os professores dos cursos da Digital Innovation One são profissionais de empresas do mercado paulista. Ao fim do curso, os alunos poderão submeter seus currículos às vagas de emprego dentro da própria plataforma. A Investe SP informou que há uma parceria de 150 instituições de ensino da região para estimular ainda mais a participação nos cursos.