Fintech 100 2018
-
Bitconf

Um total de 16 startups relacionadas a criptomoedas e blockchain foram selecionadas na Fintech 100, uma publicação anual que descobre e avalia as empresas de fintech mais inovadoras do mundo. A avaliação é feita pela H2 Ventures, uma empresa de capital de risco de fintechs, e pela KPMG, uma das quatro maiores auditoras do mundo.

A Fintech 100 é dividida em duas partes: o Top 50 e o Emerging 50. As 50 principais empresas de fintech são classificadas com base em inovação, atividade de levantamento de capital, tamanho e país, enquanto as empresas emergentes são empresas mais novas “que estão na vanguarda de tecnologias e práticas inovadoras”.

De acordo com observações da pesquisa, “a lista deste ano revela um salto significativo no apoio de capital de risco para empresas de fintech”.

Vamos dar uma olhada nas startups que fizeram parte dessa lista.

OneConnect

A OneConnect Financial Technology, número 11 da Top 50, subsidiária da maior empresa de seguros da China, a Ping An, concentra-se em fornecer soluções para bancos de pequeno e médio porte, aumentando a receita, reduzindo custos, riscos e aumentando a competitividade.

O OneConnect construiu quatro plataformas de serviços baseadas em Big Data, Blockchain, Financial Cloud, Finanças Inteligentes e outras novas tecnologias. De acordo com seu site, o OneConnect já atendeu mais de 450 bancos e mais de 2.100 instituições quase-financeiras.
_____

QUOINE

A QUOINE (# 29) fornece serviços financeiros de negociação, troca e próxima geração, com tecnologia blockchain. Foi a primeira corretora global de criptomoedas a ser oficialmente licenciada pela Japan Financial Service Authority.

A empresa lançou uma exchange chamada Liquid no mês passado, alimentada pelo QASH.
______

Circle

Circle (# 40) é uma startup de criptomoedas apoiada pelo banco de investimentos Goldman Sachs que oferece quatro produtos: Circle Invest, para investimento em criptomoedas, Circle Pay, para envio de dinheiro, OTC desk Circle trade (movimenta mais de US $ 2B por mês) e a corretora de criptomoedas Poloniex.

Eles também lançaram uma stablecoin lastreada em Dólar (USDC) .
______

Coinbase

Fundada em junho de 2012, a Coinbase (# 48) é uma carteira e plataforma de moedas digitais.

A empresa afirma que tem mais de 20 milhões de usuários, enquanto o volume total negociado ultrapassou US $ 150 bilhões.
______

As seguintes startups estão na lista de 50 emergentes – um total de 12.

AgriDigital

AgriDigital é uma solução integrada de gerenciamento de commodities para a indústria global de grãos.

Através de tecnologias de blockchain aplicadas, ledgers distribuídos e contratos inteligentes, a AgriDigital oferece pagamento em tempo real aos produtores, maior eficiência para os corretores, cadeia de fornecimento flexível para compradores, financiadores e paddock para transparência aos consumidores.
_____

Bankera

A Bankera está desenvolvendo um banco para ser a ponte entre o mundo tradicional e a tecnologia blockchain. A startup pretende oferecer quatro serviços principais: pagamentos, empréstimos, depósitos e soluções de investimento, como fundos negociados em bolsa, fundos de criptomoedas, bem como soluções de roboadvisory para gestão de patrimônio.

No início deste ano, a empresa adquiriu o Pacific Private Bank, sediado em Vanuatu, como parte de seus esforços para levar o banco a blockchain e criptomoedas.
_____

BlackMoon

A Blackmoon é uma plataforma de investimento baseada em blockchain que fornece um Marketplace Lending as a Service (MPLaaS) para quem empresta fundos.

Em agosto de 2017 eles lançaram a plataforma Blackmoon Crypto como uma solução única para gerentes de ativos criarem e gerenciarem fundos tokenizados legalmente compatíveis.
_____

BlockFi

A BlockFi é um credor não bancário que oferece empréstimos em dólares norte-americanos a detentores de criptomoedas que garantem o empréstimo com seus ativos digitais.

Seus produtos trazem liquidez adicional ao setor de ativos blockchain e atendem às necessidades de pessoas e instituições que possuem ativos de blockchain. A BlockFi armazena Bitcoin ou Ethereum dos clientes e emite empréstimos em dólar para suas contas bancárias. Eles estão atuando em mais de 45 estados dos EUA e em breve estarão expandindo internacionalmente.
_____

Cashaa

A Cashaa é uma plataforma bancária de próxima geração que está criando um novo banco, desafiando o sistema bancário legado ao criar um aplicativo e produtos com informações de sua comunidade de usuários.

Sua plataforma baseada em blockchain permite que sua comunidade armazene, gaste, receba, contrate empréstimos e obtenha seguros, com uma experiência de usuário simplificada de uma maneira legalmente compatível.
_____

Crypterium

A Crypterium está desenvolvendo um aplicativo móvel que permite pagamentos instantâneos com criptomoedas usando a infraestrutura de pagamento existente, como NFC (near-field communication) ou códigos QR.

Ela permite que os usuários emitam um cartão de crédito virtual, vinculem-no à sua conta de criptomoedas, vinculem-no ao Apple Pay, ao Samsung Pay ou ao Android Pay e paguem com ativos digitais usando um smartphone.
_____

Kyber

A Rede Kyber é um novo sistema que permite a troca e conversão de criptomoedas. O sistema fornece APIs de pagamento avançadas (interface de programação de aplicativos) e uma nova carteira que permite que qualquer pessoa receba pagamentos de qualquer token.

Os usuários também podem atenuar os riscos de flutuações de preços no mundo das criptomoedas com negociações derivativas. O protocolo de liquidez on-chain da Kyber permite que a troca de tokens seja integrado a qualquer aplicativo, permitindo que a troca de valores seja realizada sem problemas entre todas as partes do ecossistema.
_____

Polymath

Polymath Network (Polymath) é um protocolo descentralizado que facilita a obtenção de capital e a criação de tokens de segurança.

O padrão Polymath ST-20 incorpora requisitos regulamentares nos próprios tokens, restringindo a negociação apenas aos participantes verificados. O protocolo simplifica os complexos desafios técnicos da criação de um token de segurança e visa trazer o mercado de títulos financeiros multimilionários para a blockchain.
_____

Power Ledger

A Power Ledger está trazendo a tecnologia blockchain de energia solar para o mundo.

Sua plataforma permite que proprietários de ativos de energia renovável decidam a quem desejam vender sua energia excedente e a que preço.

Usando a tecnologia blockchain, eles fornecem um mecanismo de negociação e compensação de mercado transparente, auditável e automatizado para o benefício de produtores e consumidores.
____

PundiX

A Pundi X permite que desenvolvedores blockchain e detentores de tokens realizem transações de criptomoedas e serviços em qualquer loja física no mundo.

Afirmando ser “a primeira solução abrangente de venda em criptomoedas em tempo real do mundo”, a Pundi X pretende tornar-se a maior rede de pagamentos em criptomoedas.

Além disso, em outubro, a empresa apresentou um smartphone com tecnologia blockchain chamado XPhone.
____

Ripio

A Ripio, anteriormente conhecida como Bitpagos, é uma empresa que fornece soluções de pagamento eletrônico para empresas na América Latina. Ela oferece uma gama de serviços financeiros para mercados emergentes usando a tecnologia blockchain para tornar o sistema financeiro mais acessível.

_____

TenX

A TenX tem como objetivo permitir que você envie e gaste criptomoedas em qualquer lugar, a qualquer momento. Sua plataforma de pagamento em criptomoedas faz isso através da carteira móvel da TenX, da conta bancária do cartão de débito, do acesso ao caixa eletrônico e mais.

A carteira pode ser carregada com uma variedade de criptomoedas diferentes, incluindo Bitcoin, Ethereum e Dash. Disponível como um aplicativo para Android, iOS e Web, a carteira suporta o princípio de acesso de usuário sempre ativo da TenX.
__________________________________________________

Menções honrosas

Existem outras oito “menções honrosas”, empresas que usam blockchain e / ou criptomoedas de alguma forma, mas não é tecnologia foco deles. Três delas chegaram ao top 10 da lista: Ant Financial, JD Finance e Robinhood.

Ant Financial

O Grupo de Serviços Financeiros da Ant faz uso da tecnologia blockchain para trazer ao mundo oportunidades iguais. Suas tecnologias, incluindo blockchain, inteligência artificial, segurança, Internet das Coisas e computação, ajudaram a Ant Financial e seus parceiros a atenderem pessoas que não tinham contas em bancos.

Em agosto, a empresa anunciou uma plataforma blockchain-as-a-service (BaaS) para rastrear arroz, a fim de combater produtos falsificados. Isto vem como produto de uma parceria com o governo municipal da cidade chinesa de Wuchang.
_____

JD Finance

A JD Finance começou a operar como uma empresa independente em outubro de 2013. Posicionada como uma empresa de tecnologia digital atendendo instituições financeiras, a JD Finance dedica-se a fornecer digital, online e offline todos os serviços de cenário em três pontos principais – dados, usuário e conectividade.

Tecnologias emergentes como big data, inteligência artificial, cloud computing, blockchain e internet das coisas.

Em agosto, eles lançaram uma plataforma blockchain-as-a-service juntamente com seu primeiro aplicativo – um que acompanha digitalmente as faturas corporativas de uma das maiores seguradoras de capital aberto da China.
_____

Robinhood

Robinhood é um aplicativo de negociação de ações com taxa zero que também oferece fundos negociados em bolsa (ETFs), opções e, a partir de fevereiro deste ano, criptomoedas.

Eles permitem que os usuários com um modelo de taxa zero façam transações de ações e ETFs dos EUA. A plataforma já expressou seu desejo de se tornar a maior plataforma de negociação de criptomoedas do mundo.
____

Revolut

Revolut é uma alternativa bancária que permite aos usuários transferir e usar dinheiro em várias moedas, sem taxas, usando cartões pré-pagos e um aplicativo móvel. O aplicativo também permite que os usuários acompanhem seus gastos e invistam em criptomoedas e outros produtos financeiros.

A plataforma oferece acesso a cinco criptomoedas: Bitcoin, Litecoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Ripple. Você também pode transferir gratuitamente qualquer uma dessas moedas para outros usuários do Revolut.
_____

Dianrong

A Dianrong projeta e personaliza produtos e serviços de empréstimo com sua infraestrutura, levando em consideração dados e insights específicos do setor.

As ferramentas on-line de gerenciamento de risco e operação são componentes-chave das ofertas de produtos e serviços. Essas ofertas incluem origens de empréstimos, produtos de investimento e soluções de empréstimos de mercado.

A empresa expressou anteriormente interesse na integração total com blockchain, embora eles não tenham dado seguimento a esse plano desde abril de 2017. Enquanto isso, em maio deste ano, eles anunciaram que a próxima versão de sua solução de financiamento da cadeia de fornecimento.
______

solarisBank

Uma das primeiras empresas de tecnologia na Europa a adquirir uma licença bancária alemã, o solarisBank opera como um negócio bancário acessível por API.

A startup permite que as empresas ofereçam serviços financeiros totalmente digitais e totalmente compatíveis aos seus clientes finais.

Em junho deste ano, a solarisBank lançou a “fábrica Blockchain” e aumentou sua gama de serviços para tornar-se “o parceiro de infra-estrutura para as empresas de criptomoedas e indústria blockchain.”
____

ZhongAn

A ZhongAn é uma empresa de seguros imobiliários on-line, especializada no uso de big data para automatizar processos de subscrição e sinistros, projetar e adequar produtos e criar campanhas de marketing de precisão e estratégias de gerenciamento de risco.

A startup também tem um braço de blockchain que está desenvolvendo uma plataforma aberta baseada em blockchain para transações de seguro, a fim de facilitar o crescimento de um ecossistema do setor de seguros.
_____

Cellulant

A Cellulant é uma empresa de comércio móvel que opera um ecossistema de pagamentos únicos na África; conectando empresas e governos a consumidores cada vez mais móveis.

A startup agora opera em 11 países, com 12% dos consumidores móveis da África agora podendo fazer pagamentos usando seus serviços e produtos.

Eles também estão construindo o Agrikore, um sistema de pagamentos baseado em blockchain que garante que todos na agricultura possam fazer negócios em um ambiente confiável.
_____

3 brasileiras entre as 100 fintechs mais inovadoras do mundo

3 fintechs brasileiras entraram para a lista das mais inovadoras do mundo, a Nubank, o GuiaBolso e a Geru.

A Nubank e a GuiaBolso já haviam entrado para a lista desde de 2016, a Geru entrou este ano.

Nenhuma delas tem qualquer relação com blockchain ou criptomoedas.

As 10 maiores empresas em 2018 Fintech100

As 10 primeiras a liderar a lista da Fintech100 foram selecionadas após extensas pesquisas e análises baseadas em dados relativos a cinco fatores. Dois critérios estão relacionados ao aumento de capital, refletindo a ênfase que os investidores de risco dão à capacidade das empresas de inovar para gerar uma vantagem competitiva sustentável a longo prazo.

As empresas na lista de 2018 levantaram mais de US $ 52 bilhões em capital de risco, mais do que o dobro da lista do ano anterior e mais mais de US $ 27 bilhões de capital nos últimos 12 meses, um aumento de 366% em relação ao ano passado Em termos de grandes rodadas de financiamento, 26 empresas do Fintech 100 captaram US $ 100 milhões nos últimos doze meses. Os 50 principais levantaram mais de US $ 1 bilhão nos últimos 12 meses.”

As 10 principais empresas são:

  1. Ant Financial ( China )
  2. JD Finance ( China )
  3. Agarrar ( Cingapura )
  4. Baidu (Du Xiaoman Financeiro) ( China )
  5. Sofi (EUA)
  6. Oscar Health (EUA)
  7. Nubank ( Brasil )
  8. Robinhood (EUA)
  9. Atom Bank (UK)
  10. Lufax ( China )

Para ver o relatório completo clique aqui

---- Anúncios----

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas. Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: www.bitcointrade.com.br

--------

Huobi

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e segurança: www.hbg.com