Início Bitcoin 29% dos americanos acham que Dólar é lastreado em ouro

29% dos americanos acham que Dólar é lastreado em ouro

Norte-Americanos ainda não perceberam o perigo que correm!

As moedas fiduciárias, como são chamadas aquelas emitidas por bancos centrais, ganharam força nos últimos 100 anos. Muitos países, que possuem estreitos laços com seus bancos centrais, passaram a forçar o uso de tais moedas. Em uma recente pesquisa, chamou atenção que 29% dos americanos disseram acreditar que o Dólar é lastreado em ouro. Essa população, no entanto, não sabe o risco que corre com essa moeda.

A história das moedas fiduciárias se distanciam da ideia que um ativo, por exemplo, o Dólar, seja lastreado em ouro

- Anúncio -

Primeiramente, a conversão de moedas fiat em ouro nos EUA acabou durante o mandato de Richard Nixon, em 1971. Para Nixon, a conversibilidade do dólar em ouro deveria acabar, o que criou o sistema de câmbio flutuante.

Entretanto, para a população do país a conversibilidade ainda é possível, de acordo com uma pesquisa realizada pela Genesis Mining. A pesquisa, que foi liberada na última quarta (30), mostrou que 29% da população acredita ser possível converter seus dólares em ouro.

Além disso, 4% da população disse acreditar que o lastro do Dólar era em óleo. Outros 5,8% responderam que o Dólar era lastreado em títulos públicos (bonds).

Chamou atenção ainda o fato de 23,6% não saber qual era o lastro do Dólar durante as pesquisas. Por fim, 7,1% das pessoas acreditavam que o dólar não possui nenhum lastro. Este é um ponto cômico, uma vez que se o Dólar não possui a confiança de um terço da população do próprio país em que é emitida, como pode ser a maior moeda em uso no mundo?

Lastro do Dólar é feito pela confiança no FED, Federal Reserve que é o Banco Central dos EUA

O banco central dos EUA tem um caráter único de ser federalizado, ou seja, possui vários entes que o compõem. Na última quarta (30), o FED anunciou mais uma medida de sua política financeira, com o corte da taxa de juros dos EUA, que passa a flutuar entre 1,5% e 1,75% ao ano. O anúncio do corte de 0,25 da taxa de juros da economia foi feita por Jerome Powell, atual presidente do FED. Essa é uma das ferramentas que controlam a economia dos EUA, e talvez do mundo, conduzida por bancos centrais.

O que muitos americanos não sabem, é que o lastro do dólar está sendo feito na confiança nesta entidade. Para 30,1% dos respondentes da pesquisa, o Dólar é lastreado no Governo dos EUA.

29% dos americanos acham que Dólar é lastreado em ouro
29% dos americanos acham que Dólar é lastreado em ouro – Fonte: Pesquisa Genesis Mining

Esta pode ser uma pesquisa que se mostra relevante, uma vez que demonstra a capacidade de entendimento sobre moedas das populações. A maior parte das moedas fiduciárias, como Dólar e até o Real, são de curso forçado. Isso significa na prática que você, como um cidadão de algum país destes, não pode recusar receber em moeda fiduciária.

Bitcoin completa 11 anos de história no dia 31 de Outubro, maior alternativa ao sistema de moedas fiduciárias

Desde que Satoshi Nakamoto publicou o paper do Bitcoin, em 31 de outubro de 2008, a moeda digital ganhou muita tração. Quem poderia imaginar que apenas 11 anos após sua publicação, o Bitcoin estaria ameaçando a soberania das moedas fiduciárias?

No ano de 2019, por exemplo, o presidente dos EUA, Donald Trump, destinou um ataque ao Bitcoin. Além disso, um congressista dos EUA afirmou que o Bitcoin é uma ameaça ao Dólar.

Para Rhythm, um entusiasta do Bitcoin, demorou apenas 11 anos para o Bitcoin se mostrar ao governo dos EUA como a próxima moeda do mundo. O sistema de moedas fiduciárias certamente não irá ruir em apenas alguns dias, mas o longo prazo do sistema está seriamente comprometido. Será que o Bitcoin, chamado de “ouro digital”, irá impor uma derrota ao dólar?