94% das maiores empresas do mundo planejam usar blockchain, aponta pesquisa

Ilustração de cadeia de blocos, tradução literal da palavra blockchain.
Ilustração de cadeia de blocos, tradução literal da palavra inglêsa blockchain.

Segundo pesquisa da Rapid Innovation, 94% das empresas da Fortune 500 estão interessadas em trabalhar com blockchain, a tecnologia introduzida pelo Bitcoin. A pesquisa contou com a presença de 200 executivos destas companhias.

Entre as dez maiores de 2021 estão empresas como Walmart, onde já é possível comprar Bitcoin em suas lojas. Assim como a Exxon Mobil, produtora de petróleo que está minerando Bitcoin.

Além destas, outras gigantes como Amazon e Google também aparecem na lista. Ambas com envolvimento com a tecnologia blockchain. A primeira delas, a Amazon, já possui soluções utilizadas por outras gigantes. Já o Google colocou as criptomoedas na mira no início deste ano.

Gigantes de olho na tecnologia blockchain

Introduzida pelo Bitcoin, a tecnologia blockchain pode ser resumida como um registro de dados descentralizados. Desta forma, os dados armazenados possuem maior segurança por não terem um ponto central de falha.

Outra característica é a imutabilidade, servindo como proteção contra adulterações. Assim como a transparência da mesma, podendo ser auditada publicamente.

Embora seja mais utilizada no armazenamento de transações de dinheiro, como no caso do Bitcoin e de CBDCs, tal tecnologia pode ser usada para diversos campos. Como exemplo, algumas empresas como Nestlé utilizam a solução de blockchain da Amazon em sua cadeia de suprimentos.

Indo além, registros de documentos de posse também podem ser utilizados em uma blockchain. Um dos casos mais famosos são os NFTs, que atrelam um dono a um bem — digital ou físico —, assim como armazenam o histórico de uma propriedade.

Desta forma, não é surpresa que 94% dos 200 executivos da Fortune 500 tenham planos de usar a blockchain em seus negócios. Afinal a blockchain pode ser uma alternativa mais segura aos tradicionais bancos de dados, já utilizados por muitas delas.

Sobre a Fortune 500

A Fortune 500 é uma lista criada pela revista Fortune que reúne as 500 maiores empresas dos EUA. Segundo seu site, tais empresas geraram US$ 13,8 trilhões de receita, sendo responsáveis por cerca de dois terços da economia americana.

Sendo assim, o interesse dessas empresas na tecnologia blockchain permite a criação de laços com as criptomoedas, aumentando a adoção das mesmas. Por fim, isso também é um grande reconhecimento sobre o próprio Bitcoin, que introduziu tal tecnologia.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias