Jeremy Siegel, professor de finanças da Universidade da Pensilvânia, afirmou na sexta-feira (31/12) ao programa Squawk Box da CNBC que as moedas digitais como o Bitcoin são o “novo ouro” para os millennials.
Além disso, Siegel também comentou que muitos investidores jovens estão vendo o Bitcoin como uma proteção a inflação, deixando o ouro de lado. Esse cenário está fez com que o ouro caísse no esquecimento em 2021.
Sendo mais fácil de ser armazenado, transportado e negociado, o Bitcoin vem ganhando cada vez mais espaço na briga contra o ouro, encerrando mais um ano como a melhor proteção após valorização de 63% no período.
Bitcoin é o novo ouro para os jovens
Jeremy Siegel frequentemente aparece em entrevistas na CNBC falando sobre inflação, além disso, ele também é autor de livros sobre investimentos financeiros com foco no longo prazo.
Em sua entrevista mais recente, o professor da Universidade da Pensilvânia aproveitou para falar sobre a mudança de mentalidade de investidores, que possuem agora um ativo com propriedades indiscutíveis.
“Agora, sobre o ouro, tem desapontado. Porém vamos encarar os fatos, eu acho que o Bitcoin, como um ativo de proteção, na mente de vários jovens investidores, substituiu o ouro. […] Moedas digitais são o novo ouro para os millennials.”
"Bitcoin as an #inflation hedge in the minds of many of the younger investors has replaced #gold," says Wharton's Jeremy Siegel. "Digital coins are the new gold for the millennials." #btc #bitcoin pic.twitter.com/mxnSfpIhKa
— Squawk Box (@SquawkCNBC) December 31, 2021
Indo além, Siegel também faz comparações entre a década de 70, quando o padrão ouro foi extinto, e o cenário dos dias atuais com a inflação batendo recordes nos Estados Unidos e outros países.
“Nós que somos mais velhos lembramos da década de 70 quando a inflação fez o [preço do] ouro disparar […] Porém eu acho que a história do ouro está sendo afetada pelo fato de que as novas gerações estão usando o Bitcoin como substituto a ele.”
Bitcoin tem melhores propriedades?
A forte popularização do Bitcoin em 2021 fez com que a criptomoeda se tornasse um dos temas mais comentados do ano entre investidores de todas as classes. Alguns deles inclusive estavam vendendo ouro para comprar bitcoin.
Em comparação, embora o ouro seja uma reserva de valor utilizada há centenas de anos, o Bitcoin oferece alguns benefícios adicionais que estão atraindo investidores.
O bitcoin pode ser facilmente divisível, transportado e armazenado. Além disso, seus mercados estão abertos 24/7, portanto compras ou vendas podem ser realizadas a qualquer horário e contra qualquer moeda do mundo, um mercado mais líquido assim.
Por fim, a visão de Siegel é tão real que uma pesquisa realizada pela CNBC apontou que 83% dos milionários da geração Y investem em criptomoedas. Indo além, muitos deles desejam ter ainda mais exposição a elas no futuro.