JPMorgan: Investidores estão vendendo ouro para comprar Bitcoin

Embora o banco JPMorgan tenha dito em maio deste ano que os grandes investidores institucionais estavam vendendo BTC para comprar ouro, a sua fala muda após três meses, declarando exatamente o oposto.

Bitcoin e Barras de Ouro
Bitcoin e Barras de Ouro

O JPMorgan, o maior banco dos EUA, revelou três motivos da atual alta do Bitcoin, que emergiu de 40 para 55 mil dólares esta semana. A nota do banco foi revelada pelo Insider nesta última quinta-feira.

Dentre os três motivos estão as falas do governo americano, que não planeja proibir o Bitcoin, o crescimento de soluções de segunda camada para pagamentos, melhorando o BTC como moeda, e uma melhor forma de proteção a inflação, principalmente em relação ao ouro.

A fala do banco acontece poucos meses após uma declaração totalmente oposta, na qual o JPMorgan alega que as instituições estavam comprando ouro em vez de bitcoin.

Liberdade, adoção e proteção

Embora a proibição da China tenha causado desconfiança no mercado, principalmente pelo medo de que outros países seguissem o mesmo caminho, visto que órgãos estatais dos EUA estão focando na regulamentação de stablecoins e ofertas de exchanges, as recentes falas dos presidentes do FED e da SEC não só acalmaram os ânimos como também deixaram o mercado animado.

Segundo JPMorgan, este é o primeiro motivo da recente alta do Bitcoin:

“As recentes garantias dos legisladores dos EUA de que não há intenção de seguir os passos da China de proibir o uso ou mineração de criptomoedas.”

A adoção do Bitcoin por El Salvador dividiu opiniões tanto de seus cidadãos quanto dos bitcoiners. Enquanto alguns alegam que tornar o Bitcoin uma moeda de curso forçado seja contra as ideologias da moeda, outros alegam que esta exposição é boa para o Bitcoin, pois é um experimento nunca visto.

Segundo JPMorgan, o impulsionamento da lightning network, que atingiu a capacidade de 3.000 BTC esta semana, por conta das ações de El Salvador ajudam o Bitcoin a tornar-se uma moeda.

“O recente surgimento da Lightning Network e das soluções de pagamentos de segunda camada ajudou na adoção do bitcoin em El Salvador.”

Por fim, o banco adiciona que o medo da inflação é outro grande motivo pelo qual os investidores estão comprando Bitcoin conforme o ouro, previamente a principal proteção contra inflação, não está apresentando bons retornos. Enquanto o Bitcoin subiu mais de 50% desde o início deste ano, o ouro está 8% negativo.

“O ressurgimento de preocupações com a inflação entre os investidores renovou o interesse no uso do bitcoin como proteção contra a inflação.”

Os ventos mudaram de direção

Embora o banco JPMorgan tenha dito em maio deste ano que os grandes investidores institucionais estavam vendendo BTC para comprar ouro, a sua fala muda após três meses, declarando exatamente o oposto.

“Os investidores institucionais parecem estar voltando ao bitcoin, talvez vendo-o como um ativo de proteção à inflação melhor do que o ouro.”

Além disso, vale destacar que os ETFs de bitcoin podem ser aprovados ainda este mês nos EUA. Sendo outro grande motivo da recente alta da moeda, que poderá ver um ingresso massivo de dinheiro.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias