Presidente da SEC diz que EUA não banirá criptomoedas

As proibições das criptomoedas devem ser entendidas à luz do fato de que a maioria dos governos só são capazes de proibir as empresas de trabalhar com criptomoedas. A rede distribuída do Bitcoin permite transações ponto a ponto, independentemente da política governamental.

Gary Gensler Imagem: Youtube
Gary Gensler Imagem: Youtube

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, Gary Gensler, disse em uma audiência nesta terça-feira (05) que a SEC não seguirá o exemplo da China e banir as criptomoedas.

Gensler disse também que o foco do governo é garantir que a indústria cumpra as regras de proteção ao investidor, regulamentos anti-lavagem de dinheiro e leis tributárias.

Gensler fez o comentário quando respondia a uma pergunta durante uma audiência na Câmara, depois que um legislador republicano perguntou se uma proibição semelhante à da China estava sendo considerada.

“Quando se trata de regulamentar criptomoedas, as abordagens adotadas pelos EUA e pela China são ‘realmente muito diferentes'”, disse Gensler.

Ele acrescentou que a SEC está simplesmente tentando trazer as criptomoedas “para a área de proteção ao investidor” da SEC.

Estados Unidos

A recente decisão da China de proibir transações de criptomoedas gerou muitas discussões sobre se uma política semelhante poderia ser implementada nos EUA.

A fala do presidente da SEC sobre não banir as criptomoedas está alinhada com a declaração do presidente do Banco Central dos EUA.

Na semana passada, o presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, abordou diretamente a questão, declarando que “não tem intenção” de banir as criptomoedas, embora as stablecoins possam ser regulamentadas.

“Nossa abordagem é realmente muito diferente”, disse Gensler. Ele acrescentou que qualquer proibição provavelmente teria que partir do Congresso dos EUA.

Ao ser perguntado sobre a regulação das criptomoedas, Gensler reiterou sua posição de que as corretoras precisam se registrar na SEC, e acrescentou que as exchanges descentralizadas (DEXs) também estão sujeitas aos regulamentos.

“Mesmo em plataformas descentralizadas – as chamadas plataformas DeFi – existe um protocolo centralizado. E embora eles não tomem a custódia da mesma forma (como as corretoras centralizadas), acho que esses são os lugares onde podemos obter o máximo de políticas públicas.”

Bitcoin

A fala de Gensler é apenas a última notícia boa que pode impulsionar o bitcoin ainda mais, assim como os comentários do presidente do Fed na semana passada.

As proibições das criptomoedas devem ser entendidas à luz do fato de que a maioria dos governos só são capazes de proibir as empresas de trabalhar com criptomoedas. A rede distribuída do Bitcoin permite transações ponto a ponto, independentemente da política governamental.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias