China proíbe criptomoedas para “salvar” população de investir em Bitcoin

Postura alinhada com Rússia

Siga no
Imagem: ShutterStock
Imagem: ShutterStock

O banco central da China emitiu uma declaração confirmando uma postura linha-dura em relação à criptomoedas. O mercado de criptomoedas enfrenta queda após a notícia. O Bitcoin caiu 5% em uma hora, atingindo US $ 43.234, o ethereum perdeu mais de 7% do seu valor, movendo-se abaixo de US $ 2.900. Outras altcoins caíram de 6% a 9%.

No comunicado publicado no site do Banco Central do Povo da China (PBoC), o grupo de órgãos do governo falou da necessidade de “eliminar” o “hype” e “especulação” relacionados à criptomoedas.

O banco disse que a medida quer salvar a população de investir em criptomoedas e manter a ordem econômica.

O governo chinês “reprimirá resolutamente a especulação com moeda virtual e atividades financeiras relacionadas e mau comportamento, a fim de salvaguardar as propriedades das pessoas e manter a ordem econômica, financeira e social”, disse o Banco Popular da China em um comunicado.

O banco chinês alegou que iria decretar uma série de medidas, algumas das quais parecem ser particularmente inovadoras à luz da repressão de Pequim à mineração de criptomoedas e transações relacionadas.

O anúncio parece ter gerado confusão entre os observadores internacionais, particularmente porque uma postagem nas redes sociais com o mesmo anúncio do PBoC (a partir de hoje) parece ter atrasado o anúncio para 15 de setembro.

No anúncio, as partes falaram da necessidade de eliminar “atividades criminosas como jogos de azar, arrecadação ilegal de fundos, atividades fraudulentas, esquemas de pirâmide e lavagem de dinheiro”.

Rússia

A postura da China está alinhada com a Rússia, que na semana passada, disse que iria “salvar” a população de investir em criptomoedas.

O Banco Central da Rússia começou a trabalhar com os bancos locais para desacelerar os investimentos em criptomoedas, a fim de reduzir os riscos de compras “emocionais”.

O vice-presidente do banco central frisou que pode explicar aos cidadãos que esta é uma “indústria de alto risco”, uma vez que não é protegida pelo Banco Central de forma alguma, e o próprio armazenamento de criptomoedas é arriscado.

O Banco Central da Rússia começou a trabalhar em estreita colaboração com os bancos locais para identificar compras de criptomoedas, e vai suspender os pagamentos enviados para as corretoras para evitar compras “emocionais” de bitcoins, “salvando” os investidores.

“Estamos começando a trabalhar com o sistema bancário para que ele desacelere os pagamentos a favor das corretoras de bitcoin, bloqueando as oportunidades de compras emocionais desse tipo de produtos”,  disse Shvetsov.

China e Bitcoin

A China já havia tentado dominar o comércio de criptomoedas, incluindo bitcoin, impactando negativamente os mercados. Apesar da queda de hoje, o anúncio parece ser principalmente uma reafirmação mais forte da posição anterior das autoridades chinesas sobre a atividade comercial dos cidadãos chineses.

De acordo com a Bloomberg, a nova declaração afirma que “todas as transações relacionadas à criptomoedas, incluindo serviços prestados por trocas offshore para residentes domésticos, são atividades financeiras ilícitas”, indicando que a última mudança é uma tentativa de ampliar o âmbito das proibições anteriores.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin rompe alta histórica e é negociado acima dos 65 mil dólares

Com um mercado otimista em relação a questões regulatórias, o preço do Bitcoin rompeu a sua máxima histórica de 64.895 dólares registrada em abril...

Criptomoeda “promissora e fora do radar” desaparece com R$3 milhões dos investidores

Golpes envolvendo arrecadação de dinheiro e então um abandono do projeto são bem comuns, mas a CryptoEats foi além. A falsa empresa usou influenciadores...

FCA faz alerta para “jovens” que investem em criptomoedas

Segundo relatório publicado pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido, a maior parte dos jovens faz investimentos arriscados por conta da competição...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias