Embora o jogo de NFT CryptoGodz prometesse um modelo econômico sustentável, seu token GODZ já despencou 99% em menos de um mês, deixando seus jogadores preocupados. Não é à toa, quem investiu 1.000 reais agora está com apenas uma nota de arara no bolso, ou seja, R$ 10.
“Nossa visão é fornecer caminhos de ganhos estáveis e equilibrados em um mundo cheio de aplicativos descentralizados de GameFi com NFT decepcionantes”, dizia equipe.
Além disso, a equipe bloqueou os saques das recompensas, alegando um erro no contrato. Por fim, também proibiu todos os usuários de conversarem no bate-papo geral de seu Discord, aumentando a desconfiança dos investidores sobre suas capacidades de liderança.
Faz sentido?
Após o token GODZ despencar 99%, um dos desenvolvedores colocou a culpa no “inverno das criptomoedas”, fazendo referência a um mercado de baixa. Todavia, o Bitcoin, principal condutor do mercado, ainda está sendo negociado na faixa dos 46.700 dólares, no máximo estamos no “outono”, com algumas folhas caindo.
“Sempre pensamos pelo jogo e pelos jogadores/investidores. Mas o inverno das criptomoedas nos atinge e também somos afetados por ele. Precisamos da sua ajuda, pois almejamos um jogo de longo prazo e proporcionamos uma renda de longo prazo para todos.”
Devido ao grande número de reações com as bandeiras do Brasil, Singapura e Chile, podemos presumir que muitos brasileiros caíram nesta lorota e tiveram prejuízos amargos com o token GODZ.
É preciso ter demanda em jogo NFT
Para um projeto de jogo P2E ter sucesso, é preciso que tenha uma demanda por tal ativo, fazendo com que os jogadores sejam incentivados a consumir itens dentro do jogo.
Ou seja, para um ganhar, outro precisa gastar. Não que isso seja algo ruim, pelo contrário. Todavia não basta colocar NFT em qualquer jogo e acreditar que ele terá sucesso, especialmente se a equipe não souber o que está fazendo.
Isso sem falar nos golpes no estilo puxada de tapete, ou rug pull em inglês, no qual os desenvolvedores fogem com os investimentos dos clientes antes mesmo de lançar o jogo. Novamente, primeiramente jogos precisam ter foco na diversão caso queiram usar NFTs.
A turma dos -99%
Embora pareça incomum uma criptomoeda despencar 99%, há várias neste estado. No dia 29 de dezembro, um token do metaverso perdeu todo seu valor em poucos minutos, por exemplo. Porém o número de casos é ainda maior.
Segundo o site CoinMarketCap, pelo menos 16 criptomoedas perderam ao menos 95% de seu valor. A lista inclui o Cryptogodz desta matéria, além de outros jogos NFT como CryptoMines e duas que começam com o nome “meta”. Portanto, cuidado onde coloca seu dinheiro.