Em entrevista com a Bloomberg nesta segunda-feira (28), o CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, afirmou que a aprovação de um ETF de Bitcoin à vista é uma “questão de quando, não de se”. Devido a esta afirmação, poderemos observar o preço do Bitcoin subir novamente devido a esta especulação.
Hoje a Grayscale é o fundo com o maior número de bitcoins, seus 643.572 BTC são equivalentes a 146 bilhões de reais, ou mais de 3% da oferta total de bitcoins em circulação.
Embora a empresa já ofereça o Bitcoin Trust desde 2013, seu foco é transformá-lo em um ETF de Bitcoin à vista. Contudo, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, ainda não forneceu uma resposta a empresa. Com isso, a Grayscale está pensando até em processar a SEC.
Especulação de ETF, novamente
Embora os EUA tenham aprovado alguns ETFs de Bitcoin no ano passado, nenhum deles trata-se de compras reais da criptomoeda. Em outras palavras, eles apenas seguem o preço do ativo e não trazem pressão compradora ao mercado.
Contudo, desde então a Grayscale vem tentando converter o seu chamado Bitcoin Trust em um ETF de Bitcoin à vista. Apesar disso, a SEC ainda não aprovou esta migração, bem como outras.
Em sua resposta, a SEC afirmou que os mercados de criptomoedas podem ser manipulados. Entretanto, muitos acreditam que esta seja uma desculpa barata, afinal a SEC aprovou ETFs de futuros de Bitcoin, bem como existem diversos ETFs de Bitcoin à vista em outros países.
Portanto, para Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale, a aprovação de um ETF de Bitcoin à vista é apenas questão de tempo visto que os EUA não podem ignorar tal mercado por tanto tempo com estas desculpas.
“ A aprovação de um ETF de Bitcoin à vista É uma questão de quando, não uma questão de se”
Indo além, Sonnenshein mostrou-se até mesmo disposto a processar a SEC caso não tenha seu pedido aceito pela mesma. Sobre datas, a decisão da agência precisa ser feita antes do dia 6 de julho deste ano.
Então, além das recentes compras por baleias e a declaração da Rússia sobre estar disposta a aceitar Bitcoin em negociações de recursos naturais, é possível que 2022 seja marcado por mais um período de especulação sobre a aprovação ETFs de Bitcoin à vista.