Policiais americanos focam em criptomoedas, mas não as rotulam como algo ruim

A Chainalysis, empresa de análise de blockchain, conduziu um estudo sobre criptomoedas com diversos agentes policiais americanos, desde municipais até federais e militares. Publicado nesta segunda-feira (25), os resultados do relatório são impressionantes.

Enquanto quase todos acreditam que suas agências deveriam investir em recursos para investigar crimes com criptomoedas, a maioria aponta que elas não são usadas majoritariamente por criminosos.

Em outras palavras, criminosos usam criptomoedas assim como usam quaisquer outras moedas. Contudo, a transparência das transações ajuda mais a polícia do que os bandidos.

Polícia americana acredita bastante nas criptomoedas

Dos 300 policiais que participaram da pesquisa da Chainalysis, mais da metade afirmou que as criptomoedas terão uma grande adoção pela população geral. Contudo, as opiniões ficaram mas divididas em relação à confiabilidade das mesmas como dinheiro.

Acredito que as criptomoedas terão grande adoção do público geral. Quanto mais à direita, mais concorda com a afirmação.
Acredito que as criptomoedas são uma forma válida e confiável de dinheiro. Quanto mais à direita, mais concorda com a afirmação.

A maioria dos entrevistados são investigadores, seguidos por analistas policiais, que atuam em diversas agências americanas, desde municipais até federais. Muitos deles atuam a mais de 20 anos na profissão.

O que mais chama atenção é que destas 300 pessoas, quase todas acreditam que suas agências deveriam investir em mais ferramentas de investigação ligadas a criptomoedas, e, mesmo assim, a maioria não considera que as criptomoedas são majoritariamente usada por criminosos.

“Apesar de reconhecer o papel das criptomoedas na atividade criminosa que investigam, os entrevistados não têm uma visão negativa da criptomoeda — longe disso,” conclui a Chainalysis. “A maioria dos entrevistados concorda que as criptomoedas avançarão positivamente nosso sistema financeiro e discorda da noção de que a criptomoeda são usadas principalmente por criminosos.”

Acredito que minha agência deveria investir recursos para investigações com criptomoedas. Quanto mais à direita, mais concorda com a afirmação.
Acredito que as criptomoedas tem importância nas minhas investigações. Quanto mais à direita, mais concorda com a afirmação.
Acredito que as criptomoedas são majoritariamente usadas por criminosos. Quanto mais à direita, mais concorda com a afirmação.

Criptomoedas vieram para ficar

Como conclusão de seu estudo, a Chainalysis aponta que as criptomoedas farão cada vez mais parte de nosso cotidiano, cabendo aos profissionais de diversas áreas se adequarem a este novo mundo.

“As criptomoedas estão aqui para ficar, e isso significa que continuarão aparecendo em mais investigações criminais.”

De qualquer forma, a transparência da maioria delas deve ser suficiente para espantar os criminosos mais espertos. Portanto, este é mais um lembrete que criptomoedas não são sinônimo de crime.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias