As criptomoedas têm 10 anos para se provarem úteis, diz Vitalik Buterin

Fundador do Ethereum falou em evento na Coreia do Sul da comunidade Ethereum.

Para o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, as criptomoedas têm um prazo final para se provarem úteis, que seria de 10 anos a partir deste ponto da história. Com isso, até 2032 o setor deve criar uma inovação sem precedentes e conseguir uma ampla base de usuários para a tecnologia.

Como as criptomoedas surgiram como um conceito nos últimos anos, é importante lembrar que muitas tecnologias não se provaram ao longo do tempo.

Dessa forma, a previsão de 10 anos para o setor pode soar apressada para uma tecnologia nova e emergente, embora otimista para aqueles que acreditam que uma adoção em massa esteja próxima.

Criptomoedas têm 10 anos para se provarem úteis ou obsoletas, diz fundador do Ethereum Vitalik Buterin

Em um evento para a comunidade Ethereum na Coreia do Sul, o ETH Seoul, Vitalik Buterin foi o primeiro palestrante na última sexta-feira (5), abrindo o evento para os participantes.

O fundador da rede apresentou suas projeções para o futuro do ecossistema, com foco em protocolos de privacidade, entre outras funcionalidades mais que devem chegar ao ecossistema e tornar a tecnologia mais útil.

Neste ponto, ele declarou que as criptomoedas atualmente são apenas uma promessa. Dessa forma, os próximos 10 anos (até 2032), as criptomoedas devem se provar úteis em suas funcionalidades para o mundo, deixando de ser apenas uma promessa.

A fala veio acompanhada de que muitas tecnologias baseadas em criptomoedas e blockchain são boas apenas do ponto de vista teórico. Contudo, na prática, são de difícil execução, visto que a escalabilidade das soluções ainda é uma barreira na inovação.

Caso Vitalik esteja certo então, tudo indica que até 2032 a “década de ouro” das criptomoedas seja alcançada, ou o limite apresente a morte de várias dessas tecnologias. Sobre o Ethereum, o fundador acredita que essa seria uma rede que deve sobreviver neste período e pode ser dar bem.

Bitcoin se provou então?

É difícil dizer se o prazo de 10 anos dado por Vitalik Buterin tem alguma ligação com o fato de que o Bitcoin é a primeira moeda já criada e está quase completando 14 anos, ou seja, o prazo de 10 anos foi superado pela principal tecnologia.

Se for considerar o aspecto útil do Bitcoin como tecnologia de meio de pagamentos, muitos avanços foram vistos, como a Lightning Network, por exemplo, hoje uma das principais aplicações da rede para facilitar.

Vale lembrar que as principais diferenças entre o propósito do Ethereum e Bitcoin é justamente em suas funcionalidades, visto que o BTC quer se tornar uma moeda global, enquanto o ETH um supercomputador de aplicações descentralizadas.

Ao contrário da opinião de Vitalik, uma pesquisa recente apontou que em 14 anos, metade da população global usará Bitcoin.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias