Uma candidata ao Governo do Estado do Amazonas quer criar uma plataforma de NFTs para melhorar a economia local. A proposta foi apresentada em um plano de governo divulgado na última quinta-feira (12).
A tecnologia blockchain tem ganhado destaque em várias soluções no Brasil, país que já reconhece a tecnologia como uma estratégia de Governo Digital desde 2020.
E uma das possibilidades que a tecnologia apresenta é a de registros de artes digitais, que garantem aos seus donos a posse de itens registrados em blockchain. Chamados de tokens não-fungíveis, cuja sigla é “NFT“, que permite a artistas apresentarem seus trabalhos para todo o mundo em questão de instantes.
Candidata a Governadora pelo Amazonas quer criar plataforma estatal de NFTs
Candidata pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e apoiada pelo presidenciável Ciro Gomes, Carol Braz é a única mulher a disputar as eleições como candidata ao Governo do Estado do Amazonas em 2022.
Na última quinta, ela apresentou seu plano de governo com um lema de “Por um Amazonas de oportunidades”.
E para o seu plano, ela apresentou 4 eixos que poderiam ajudar o Estado do Amazonas a melhorar, sendo Gente, Sustentabilidade, Economia e Infraestrutura.
No ponto da economia, a candidata quer criar um programa chamado “ZONA FRANCA FORTE”, incentivar empresas que atuam com sustentabilidade, entre outras medidas.
Mas uma que chama atenção na questão econômica é a possibilidade de se criar a primeira estatal de NFTs do Brasil, que seria um site pela internet de uma plataforma para que artesãos amazonenses apresentem seus trabalhos.
“Desenvolver um sítio na internet que possibilite dar mais visibilidade e valorização aos artesãos do Estado, oportunizando divulgação de seus trabalhos em um espaço digital para sua exposição – e formação de NFTs (sigla usada para os tokens não fungíveis – obra única e insubstituível para entrada também no mercado de criptoativos;”.
A candidata não explica em detalhes nessa fase inicial como elaboraria o site, e qual blockchain utilizaria para permitir a negociações de NFTs. O plano de governo de Carol foi protocolado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes não confia nas criptomoedas
No apoio de Carol Braz, Ciro Gomes é o candidato pelo PDT que deve disputar as eleições presidenciais de outubro de 2022 no Brasil.
Contudo, diferente de sua colega de partido, Ciro Gomes tem uma opinião ácida sobre as criptomoedas, já conhecida há alguns anos.
Isso porque, ele acredita que a tecnologia pode ser de uma pirâmide financeira, sendo um crítico da iniciativa de adotar o Bitcoin como moeda, por exemplo.