Após um bug informar o valor errado do Lari georgiano (GEL), moeda nacional da Georgia, cerca de mil clientes da Coinbase obtiveram um lucro de 100 vezes na plataforma. Pouco depois, a corretora percebeu o erro e agora está pedindo o dinheiro de volta.
Segundo informações da Blockworks, pelo menos dois bancos já congelaram as contas que se beneficiaram com o bug. Além disso, cartões de débito da Visa também foram bloqueados até que a disputa entre a corretora e seus clientes tenha um fim.
O caso lembra a situação da corretora Crypto.com que enviou 10 milhões de dólares por engano para uma cliente australiana após um pedido de reembolso de apenas US$ 100. Com o dinheiro, a mulher comprou uma mansão.
Bug na Coinbase faz clientes lucrarem 100 vezes
No momento, 1 dólar vale cerca de 2,90 lari georgiano (GEL). Contudo, um bug na Coinbase fez esta cotação saltar para 290 GEL, 100 vezes o seu valor correto. Com isso, cerca de 1.000 clientes conseguiram grandes lucros com seus saques.
“No final de agosto, os preços das criptomoedas denominadas na moeda nacional da Geórgia foram avaliados em 290 GEL em vez de 2,90 GEL. O ponto decimal perdido foi devido a um ‘problema técnico de terceiros’”, disse um porta-voz da Coinbase à Blockworks.
Estimativas da comunidade apontam que a Coinbase pode ter perdido um valor entre 72 e 720 milhões de reais. Em conversa à Blockworks, a corretora negou tais informações, mas não revelou o montante exato envolvido.
“Um número muito pequeno de usuários (0,001% do nosso total de usuários) conseguiu negociar impropriamente e retirar uma pequena quantia não material de fundos. Após a detecção, corrigimos o problema e estamos tomando medidas para recuperar os fundos retirados indevidamente.”
Segundo alguns clientes, tal bug esteve presente por mais de 7 horas antes de ser corrigido.
Clientes que se aproveitaram do bug tiveram contas bancárias congeladas
Diante do acontecido, pelo menos dois bancos já congelaram as contas bancárias de clientes que conseguiram lucrar com este bug. Além disso, seus cartões de débito da Visa também se tornaram inutilizáveis até que o dinheiro retorne a Coinbase.
“Olá, marcamos suas transações com a Coinbase como suspeitas e estamos bloqueando todas as suas contas e cartões. Por favor, esteja ciente que a Coinbase pode solicitar a devolução dos fundos. Desculpe.”
Por fim, tanto a verificação de identidade quanto o fato dos saques terem sido realizados em moeda fiduciária ajudaram a Coinbase a se livrar de um grande problema. Afinal, estão conseguindo pressionar os aproveitadores para que estes devolvam o dinheiro que não lhes pertence.