Prometendo 100 mil transações por segundo, ex-funcionários da Meta lançam criptomoeda que não funciona

Com a missão de oferecer "a mais escalável e segura camada 1 da blockchain", de acordo com o próprio projeto, o lançamento da mainnet, na segunda-feira, viu a rede chegar ao valor de mercado de US$ 1 bilhão, resultado de quatro anos de desenvolvimento. Mas não foi um lançamento tão suave quanto muitos esperavam.

A semana começou com o lançamento do projeto Aptos, que chegou até a ser chamado de Solana Killer. No entanto, apesar do entusiasmo de muitos apoiadores, o lançamento foi marcado por uma resposta da comunidade de criptomoedas criticando diferentes aspectos “desastrosos”.

A Aptos é a última novidade na tentativa de se criar uma blockchain perfeita para contratos inteligentes, com código que suporta também soluções para DeFi, DAOs e até os famosos NFTs.

Com a missão de oferecer “a mais escalável e segura camada 1 da blockchain”, de acordo com o próprio projeto, o lançamento da mainnet, na segunda-feira, viu a rede chegar ao valor de mercado de US$ 1 bilhão, resultado de quatro anos de desenvolvimento. Mas não foi um lançamento tão suave quanto muitos esperavam.

“Nós estamos orgulhosos de chegar aqui juntos, pelas pessoas. Esse é um passo em uma longa jornada para criar acesso justo e universal para aplicações descentralizadas para bilhões de pessoas através de uma blockchain atualizável, escalável e segura.”, escreveu a equipe por trás do projeto em seu Medium.

Mas o começo não foi tão animador na prática, com muitos reclamando de diferentes pontos sobre o Aptos e a sua blockchain.

“Aptos está quebrado”

Muitos não ficaram impressionados com o lançamento do projeto, relatando uma falha nas comunicações, transações por segundo mais baixas do que o prometido e levantando questões sobre as alocações de tokens.

“Aptos está quebrado. Foi lançado hoje, 17 de outubro de 2022 às 14h22m. No entanto, está atualmente com menos transações por segundo do que o Bitcoin e a maioria dos Tokens estão em stake ou prontos para serem despejados nos investidores varejistas.”

Para alguns usuários o lançamento da Aptos foi uma decepção, já que ele não cumpriu muitas de suas promessas, mais preocupante a de transações por minutos, como mostrado pelo usuário do Twitter a rede não conseguiu superar o Bitcoin. Com isso o Aptos não seria capaz de vencer a Solana ou o Ethereum.

“Vamos olhar para a velocidade de transação do Aptos: Aptos promete 100 mil transações em sua versão finalizada. No entanto, a atua TPS está por volta de 4 transações por segundo.”

Projeto vai precisar sobreviver a uma guerra no futuro

Não tivemos apenas críticas ao Aptos, com alguns elogiando o lançamento do projeto e também o futuro que suas vantagens têm.

“Animado em ver a Aptos lançar a sua mainnet. A Cadeia de execução paralela com uma tecnologia e comunidade bem forte que possivelmente vai competir com o Eth no futuro próximo.”

Com o lançamento do Aptos, muitos desenvolvedores estão também aguardando o lançamento pendente da blockchain Sui, que usa a linguagem Move e compartilha muito do DNA do Aptos e tem as mesmas ideias, para alguns isso causará uma “guerra no futuro”.

“Três projetos com redes quase idênticas não vão ter sucesso. Essa não é uma situação Ethereum, Cosmos e Solana onde diferentes ideias são tentadas e a competição é saudável. Solana/Aptos/Sui é uma guerra e apenas uma vai vencer no longo prazo.”

Sendo assim, será que com o começo não tão animador a Aptos realmente terá capacidade de vencer essa guerra futura?

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias