Com a falência da corretora FTX derrubando o Bitcoin para seus menores níveis de preço desde 2020, muitos investidores parecem preocupados, mas este não é o caso de Robert Kiyosaki, escritor do livro Pai Rico, Pai Pobre.
Segundo Kiyosaki, ele inclusive ficará animado se o Bitcoin cair para 10 ou 12 mil dólares. Ou seja, enquanto o mercado está em pânico, ele estará acumulando mais, tratando a queda como um desconto.
Este pensamento não é único de Kiyosaki, outros investidores também notam que nada mudou no Bitcoin. Afinal, a rede está processando transações como fez diariamente nos últimos 13 anos, período onde outras corretoras ainda maiores também quebraram.
Hora de comprar bitcoin?
A melhor hora para comprar Bitcoin é quando ele atinge sua mínima, obviamente. Entretanto, é impossível saber onde o bitcoin encontrará um bom suporte durante este período de desconfiança dos usuários.
Muitos estavam acreditando que a região dos US$ 20.000 era o momento certo, mas a quebra da FTX acabou pegando o mercado de surpresa, fazendo o bitcoin ficar abaixo dos US$ 17.000, preço não visto desde novembro de 2020.
Nesta sexta-feira (11), a FTX iniciou um pedido de falência nos EUA, colocando ainda mais pressão no mercado e deixando investidores preocupados. Contudo, o autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre” está animado com a queda.
“BITCOIN? PREOCUPADO? Não. Sou um investidor de Bitcoin, pois sou um investidor de ouro físico, prata e imóveis. NÃO SOU TRADER ou flipper. Quando o BITCOIN atingir um novo fundo, de 10 a 12 mil dólares? Vou ficar ANIMADO, não preocupado. Aposto contra o Fed, Tesouro [Americano], Biden e aposto em Ouro, Prata e Bitcoin.”
BITCOIN? WORRIED? No. I am a Bitcoin investor as I am an investor in physical gold, silver, & real estate. I am NOT A TRADER or flipper. When BITCOIN hits new bottom, $10 to $12 k? I will get EXCITED, not worried. I bet against the Fed,Treasury, Biden, & bet on G,S, & Bitcoin.
— therealkiyosaki (@theRealKiyosaki) November 11, 2022
Como dito pelo próprio Kiyosaki, o motivo de seus investimentos em ouro, prata, ouro e bitcoin está relacionado a sua desconfiança nos governos. Afinal, embora o Bitcoin oscile, a tendência é que ele permaneça vivo no longo prazo enquanto moedas fiduciárias como o dólar sejam extintas pela inflação.
Se os princípios do bitcoin seguem intactos, por que ele caiu?
Como destacado pelo CEO da Binance, Changpeng Zhao, os usuários perderam a confiança no mercado. Ou seja, menos pessoas estão dispostas a usar corretoras já que uma das maiores delas provou ser um grande golpe.
Portanto, o mercado deve perder volume conforme menos pessoas e empresas não estão à vontade em usar tais serviços. Além disso, muitas devem estar com fortunas presas na FTX, agora aguardando o andar do processo de falência da mesma.
Por fim, isso impacta a liquidez das criptomoedas, sem falar na má fama que a FTX está deixando, servindo de combustível para críticos.
Agora resta saber quanto tempo o mercado levará para se recompor. Após o colapso da Mt. Gox, no início de 2014, por exemplo, o mercado levou três anos para atingir novas altas.
Entretanto, vale notar que a Mt. Gox era a maior corretora na época, sendo maior que a Binance atualmente em termos de dominância, conforme não havia muitas outras opções. Portanto, o impacto da FTX deve ser menor, mas mesmo assim preocupante.