Um veterano do bitcoin perdeu pelo menos 42 milhões de dólares em um incidente inusitado para alguém com seu conhecimento. Segundo ele, a carteira utilizada no momento do ataque era a Trust Wallet.
Tudo aconteceu no dia 10 de novembro, fatídico dia para o gestor Bo Shen. Morador de Xangai, na China, ele é conhecido por ser fundador da Fenbushi Capital.
Pelo menos desde 2013 ele acompanha o mercado de criptomoedas e é considerado na região uma referência. Após sua perda estratosférica, Shen disse querer que as outras pessoas aprendam com seu erro.
Veterano do bitcoin perdeu 42 milhões de dólares
Usuário da Trust Wallet, Bo Shen preocupou o mercado de criptomoedas na Ásia, após relatar uma perda multimilionária.
Segundo relato público escrito por ele mesmo em seu Twitter, dos US$ 42 milhões perdidos, 38 milhões de dólares estavam em stablecoin USDC. Todo o valor foi drenado de sua carteira.
Em busca de acalmar investidores, Shen declarou que todo o prejuízo é pessoal, não possuindo relação com o Fenbushi Capital.
“Um total de 42 milhões de criptomoedas, incluindo 38 milhões em USDC, foram roubados de minha carteira pessoal, terminando em 894 no início da manhã de 10 de novembro EST. Os ativos roubados são fundos pessoais e não afetam as entidades relacionadas à Fenbushi.”
Após o incidente, causado pela exposição de sua chave privada a terceiros, o veterano do bitcoin pediu ajuda de advogados e até do FBI para as investigações.
“O incidente foi relatado à polícia local. FBI e advogados estiveram envolvidos. A civilização e a justiça eventualmente prevalecerão sobre a barbárie e o mal. Esta é a lei de ferro da sociedade humana. É só uma questão de tempo.”
The incident has been reported to the local law enforcement. FBI and lawyers both have been involved.
Civilization and justice will eventually prevail over barbarism and evil. This is the iron law of human society.
It’s just a matter of time.— Bo Shen (@boshen1011) November 23, 2022
Investigação começou a rastrear fundos perdidos, mas cuidado com carteira chama atenção
Contratada para realizar a investigação para o chinês que perdeu fundos depositados na Trust Wallet, a Slow Mist comentou o caso.
De acordo com a empresa, as palavras-chave que davam acesso aos fundos foram comprometidas. No entanto, não há indícios de problemas na Trust Wallet, carteira utilizada pelo veterano roubado.
Em análise onchain, a investigação então começou a analisar as movimentações dos fundos.
O prejuízo é de mais de 4 Bitcoins, além de mais de 1.600 Ethers. Grande parte do valor foi encontrada pelos investigadores, ao serem depositados em corretoras, ainda que não tenham sido recuperados ainda.
Os investigadores lembraram que o veterano do bitcoin utilizava uma carteira oficial da Trust Wallet, ou seja, não era falsa. Ao que tudo indica, ele deixou exposta sua senha de acesso aos fundos, mesmo tendo grande experiência no setor.
Por fim, o caso serve de exemplo para usuários que estão sacando criptomoedas de corretoras. Isso porque, ao criar uma carteira, é fundamental configurar um ambiente seguro e guardar a senha de acesso em local seguro.