Um popular serviço de alerta de baleias de criptomoedas flagrou a corretora Binance movimentando uma imensa quantidade de bitcoins para carteiras desconhecidas.
A informação causou temor em investidores do mercado, que acabaram vendendo parte de seus bitcoins. Nas últimas 24 horas, a queda no preço do Bitcoin foi de 2,2%, com a cotação chegando a US$ 16.100,00.
Com a movimentação causando estranheza na comunidade, o alerta de baleias flagrou a Binance enviando 127.351 bitcoins para uma carteira desconhecida.
🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 🚨 127,351 #BTC (2,062,504,721 USD) transferred from #Binance to unknown wallethttps://t.co/zNYPuJuoRe
— Whale Alert (@whale_alert) November 28, 2022
Alerta de baleias flagra Binance movendo bitcoins e CEO se irrita
Uma das dores atuais do mercado de criptomoedas está nas corretoras, que seguem lutando para comprovar suas reservas.
A maior corretora, e logo a mais pressionada, certamente é a Binance, visto que a FTX faliu enquanto era uma das três maiores.
Assim, com o mercado constatando movimentações de grandes quantidades de bitcoin para fora das carteiras da corretora, o temor era de que algum problema estivesse em andamento.
Contudo, o CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ) se irritou com o alerta de baleias que detectou o movimento de seus bitcoins. Segundo ele, os relatórios do perfil no Twitter devem ter responsabilidade e não criar temores, os populares FUD.
De acordo com CZ, a movimentação é parte de uma auditoria de reservas da Binance, e ele pediu a confiança de seus clientes.
“Isso faz parte da Auditoria de Comprovação de Reserva. O auditor exige que enviemos uma quantia específica para nós mesmos para mostrar que controlamos a carteira. E o resto vai para um Change Address, que é um novo endereço. Nesse caso, o Input tx é grande, assim como o Change. Ignore FUD!”
This is part of the Proof-of-Reserve Audit. The auditor require us to send a specific amount to ourselves to show we control the wallet. And the rest goes to a Change Address, which is a new address. In this case, the Input tx is big, and so is the Change. Ignore FUD! https://t.co/36wUPphIZk pic.twitter.com/2NkH5L5J9j
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) November 28, 2022
“Enviaremos mais bitcoin para novas carteiras nos próximos dias”, diz CEO
Enquanto muitos traders não quiseram pagar para ver qual era a situação nebulosa da Binance, o CEO garante que os fundos dos clientes estão seguros.
De qualquer forma, nos próximos dias a corretora voltará a movimentar grandes quantias de bitcoin, que segundo CZ, é uma exigência dos auditores.
“Faremos isso em todos os endereços de cold wallet nas próximas horas/dias. Alguns não disparam um alerta de baleia. Tudo depende do endereço de entrada. Eu gostaria que o Whale Alert pudesse ser mais inteligente sobre seus relatórios.”
Binance faz movimento “claro de problemas”, diz CEO
O curioso da história é que há poucos dias o próprio CEO da Binance disse que se uma exchange precisar mover grandes quantidades de criptomoeda antes ou depois de demonstrar seus endereços de carteira, “é um sinal claro de problemas. Fique longe.”
If an exchange have to move large amounts of crypto before or after they demonstrate their wallet addresses, it is a clear sign of problems. Stay away. Stay #SAFU. 🙏
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) November 13, 2022
O temor com a queda de corretoras, travamento de saques, entre outras situações, levam investidores do mercado a evitarem as plataformas. Auditorias então são buscadas pelas gerências, para convencer que tudo está certo.
Por fim, não está claro quando a Binance fará a apresentação de sua auditoria, enquanto o mercado acompanha atenta as movimentações entre carteiras.