A cidade de Lugano, na Suíça, comemorou em uma cerimônia o primeiro ano de adoção ao Bitcoin em sua economia. Durante os primeiros 365 dias do experimento, 150 empresas já aceitam a moeda digital como meio de pagamento.
Além disso, Lugano contou com a participação de 1.500 pessoas no primeiro Fórum que organizou para discutir o ecossistema de inovação financeira.
Nos dados apresentados ao público, a cidade comemorou também uma parceria com uma universidade sobre o tema. A data do aniversário de adoção do bitcoin é no dia 3 de março, quando uma cerimônia com a comunidade local lembrou das primeiras conquistas da cidade suíça no mercado.
🎉 Celebrating 1 year of #LuganoPlanB
Our community came together to reflect on the past year's successes & plan for the future!
+1500 people at Plan₿ Forum
+University Collaboration
+150 merchants adopt #Bitcoin , #Tether, LVGA
+100m CHF bond
+Co-Working HUB 2023And more! pic.twitter.com/KNU8wxolHd
— Lugano Plan ₿ (@LuganoPlanB) March 6, 2023
150 empresas, inclusive McDonald’s, aceitam bitcoin em Lugano
Além de aceitar Bitcoin, 150 empresas locais aceitam Tether e os próprios tokens LVGA da cidade como pagamento, inclusive o McDonald’s.
Além disso, pagamentos de impostos, multas de estacionamento, serviços públicos e taxas de matrícula também são efetuados com as moedas digitais.
Para marcar o auge de um primeiro ano de sucesso, a Tether e a cidade de Lugano também anunciaram o lançamento do “Plan B Business Hub” para explorar o potencial da tecnologia de blockchain no que diz respeito a negócios, adoção e o uso a longo prazo da criptomoeda na região.
O hub abrigará mais de 300 especialistas e entusiastas de blockchain. Assim, servirá como um ponto de referência global em Lugano, projetado para atrair talentos, incentivar o trabalho em rede e o compartilhamento de conhecimento. O centro também abrigará um espaço recreativo para encontros e oficinas para fomentar ainda mais a educação e o desenvolvimento.
De acordo com a prefeita de Lugano, Michele Foletti, a colaboração com a Tether pretende tornar a cidade um centro de excelência em tecnologias blockchain.
“O objetivo desta colaboração é fazer de Lugano um centro de excelência para as tecnologias de blockchain. Nos primeiros 12 meses vimos um interesse crescente e Lugano está agora definitivamente no mapa mundial, ao lado de um punhado de outros destinos. A força do Plan Lugano B é que ele tem sido capaz de demonstrar o uso das tecnologias de blockchain no mundo real, aplicando-o praticamente às comunidades locais em Lugano”.
“Estamos progredindo com a liberdade financeira”, diz CTO da Tether
Ajudando Lugano a se tornar uma referência global na adoção de bitcoin, o CTO da Tether, Paolo Ardoino, lembra que tudo começou como um sonho.
De acordo com ele, ao alcançar o primeiro ano de adoção do bitcoin, Lugano mostra que há um progresso na liberdade financeira. Para o futuro, ele promete que muitas novidades devem chegar na cidade, podendo serem levadas para a Europa toda.
“A ideia do Plano B começou com um sonho. E se houvesse uma cidade que pudesse levar a Europa, e um dia o mundo, à democratização financeira total e à adoção de cripto? Hoje, no um ano desde o lançamento do Plano B na maravilhosa e inovadora cidade de Lugano, esse sonho está muito mais próximo da realidade. Estamos tão orgulhosos de todo o progresso que fizemos para a liberdade financeira, desde nossos numerosos eventos públicos até o primeiro Fórum anual do Plano B, e o melhor ainda está por vir.”