Samson Mow, um famoso maximalista do bitcoin e ex-CSO da Blockstream, disse que apenas três opções disponíveis para construção da tecnologia bitcoin podem ajudar a moeda digital a evoluir no futuro.
Distanciando de publicidade e outras “bobeiras”, o maximalista acredita que a comunidade deve focar na tecnologia atualmente em construção.
Para isso, Mow declarou que o ativismo tradicional não funciona muito bem para o bitcoin, nem obras de arte, placas em rua e outros.
“O ativismo tradicional não funciona em Bitcoin. Prova de trabalho significa que, se você deseja afetar o Bitcoin de maneira significativa, precisa fazer algum trabalho real. Não fazer publicidade, não exibir cartazes na rua e não encomendar obras de arte.”
Traditional activism doesn’t work on #Bitcoin. Proof of Work means if you want to affect Bitcoin in any meaningful way, you have to do some real work. Not advertising, not holding up signs on the street, and not commissioning artwork.
— Samson Mow (@Excellion) March 26, 2023
Quais as três opções para evoluir o bitcoin, na visão do maximalista?
Acreditando que todo o sistema monetário tradicional, o “legacy”, acabará falhando por sua grande corrupção, Samson Mow disse que realizar publicidade, por exemplo, até pode ajudar o bitcoin, mas muito pouco.
Isso porque, enquanto uma tecnologia disruptiva, o bitcoin precisa de muito mais que isso para seguir em destaque mundial.
Primeiramente, o maximalista pediu que os verdadeiros ativistas do bitcoin aprendam a programar e comecem a contribuir para a evolução do código. A chamada ganha destaque ainda mais em um contexto em que antigos colaboradores do código abandonaram suas funções no passado recente.
“1) Aprenda a codificar, entenda o código e inicie uma discussão na lista de discussão com sua(s) alteração(ões) proposta(s). Talvez consiga um BIP. Sem garantias.”
Outro destaque que Mow dá para o crescimento sustentável do bitcoin no longo prazo envolve sua mineração. Isso porque, ele acredita que um investimento de até 100 milhões de dólares poderia dar ao mercado novas máquinas eficientes em consumo de energia. Com isso,
“2) Invista $50-100 milhões na pesquisa e desenvolvimento de ASICs mais eficientes. Venda apenas para mineradores que usam o que você considera ser energia verde. Permita que eles superem outros mineiros.”
Na terceira e última opção, seguindo na mineração, Samson diz que um investimento de bilhões de dólares em energia verde pode mudar a história do bitcoin.
“3) Invista bilhões em infraestrutura de energia verde e forneça hospedagem para mineradores de #Bitcoin a um custo inferior ao de qualquer energia que você considere suja.”
“Grandes mudanças exigem tempo e dinheiro”, reconhece fã do bitcoin
Por fim de seu pensamento publicado neste domingo (26), Samson Mow reconhece que a comunidade deve lutar para manter o bitcoin descentralizado e forte.
Os críticos da moeda sempre continuarão a reclamar de sua existência, mas com investimentos de tempo e dinheiro, ele acredita que grandes mudanças chegarão no bitcoin. Apesar da dificuldade de colocar seu plano em prática, ele acredita que é totalmente possível levar a moeda digital a lugar de destaque no mundo.
Vale lembrar que Samson saiu da Blockstream nos últimos anos e agora se dedica a ajudar países a adotar o bitcoin como moeda oficial. Na última semana, por exemplo, ele participou de uma discussão na Costa Rica, que pretende regular as criptomoedas no país.