Com mais um caso de blockchain pausada, desta vez preventivamente, a criptomoeda RUNE voltou a cair no mercado. Isso porque, inesperadamente, a Thorchain divulgou por meio de suas redes sociais que uma grave vulnerabilidade havia sido encontrada em sua blockchain.
O caso chamou atenção nesta terça-feira (28), após a equipe pausar as transações da criptomoeda para uma melhor inspeção do problema, o que surpreendeu a todos.
“Há alegações de uma possível vulnerabilidade com uma dependência do THORChain que pode afetar o THORChain. Por precaução, as negociações foram interrompidas enquanto uma investigação é realizada. A validade da reivindicação está sendo avaliada e verificada. Todos os fundos podem ser verificados em https://viewblock.io/thorchain/vaults. Atualizações virão quando disponíveis.”
There are claims of a potential vulnerability with a THORChain dependency that may affect THORChain.
Out of an abundance of caution, trading has been paused while an investigation is undertaken.
The validity of the claim is currently being assessed and https://t.co/6a5NLAqefN…— THORChain (@THORChain) March 28, 2023
A THORChain se apresenta como um protocolo cross-chain descentralizado, que permite trocas entre bitcoin e ethereum facilmente.
Criptomoeda RUNE desvaloriza
A THORChain é uma camada de liquidação que facilita trocas entre 8 redes, como Bitcoin, Ethereum, Binance Chain, Avalanche, Cosmos Hub, Dogecoin, Litecoin e Bitcoin Cash.
Com tudo isso, seu token nativo RUNE acaba ganhando valor na medida em que mais transações são realizadas. Como todas acabaram pausadas na manhã desta terça, a criptomoeda perdeu 2% nas últimas 24 horas, chegando a ser cotada em US$ 1,32.
O preço da moeda não passa por uma boa fase, despencando 93% desde sua máxima histórica, em maio de 2021. Ou seja, nos últimos dois anos, a RUNE opera em forte queda e a nova pausa nas transações não ajudou muito.
THORChain diz que “despausou” blockchain após investigação
Chamou atenção que quase 9 horas depois do anúncio de paralisar a blockchain, “preventivamente”, a THORChain emitiu um novo comunicado aos investidores.
De acordo com a atualização do caso, há sim uma vulnerabilidade no ecossistema. No entanto, como ela não pode ser facilmente explorada por nodes, as transações foram todas retomadas no mercado.
Mesmo assim, uma correção deverá corrigir o problema em breve, embora a equipe de desenvolvimento não tenha deixado claro se haverá nova paralisação para isso.
“Atualização: THORChain não pausada. Os desenvolvedores e as equipes de segurança determinaram que a reivindicação é confiável (relacionada ao TSS), mas nenhum node pode explorar a vulnerabilidade atual. Churn está desabilitado com correção pendente. O trading/LP/Savers Vaults foram todos retomados.”
Update: THORChain Unhalted
Devs & security teams have determined the claim is credible (relates to TSS) but no nodes can exploit current vulnerability. Churn is disabled pending fix.
Trading/LP/Savers Vaults have all resumed.
Funds can be verified at: https://t.co/6a5NLAqefN
— THORChain (@THORChain) March 28, 2023
O que chama atenção para o caso envolve o fato de uma blockchain ter suas operações pausadas rapidamente. Isso porque, mesmo com uma vulnerabilidade, um projeto verdadeiramente descentralizado deveria ter problemas para desligar uma blockchain.
Em 2022, por exemplo, a rede BNB Smart Chain, originalmente criada pela Binance, mas hoje um projeto descentralizado, foi duramente criticada por pausar sua blockchain em meio a um ataque hacker.
Ou seja, para investidores do mercado de criptomoedas, o termo “descentralizado” tem se colocado a prova em projetos de altcoins.