Viu um conhecido divulgando investimentos de alto rendimento em redes sociais? Uma brasileira, moradora de Piracicaba, no interior de São Paulo, perdeu R$ 85 mil após confiar em uma promessa envolvendo criptomoedas pela internet.
Tudo começou quando, no sábado (27), ela navegava online e se deparou com uma publicação via Facebook. Na ocasião, um conhecido ofertava um investimento altamente promissor, que poderia supostamente render o dinheiro da pessoa em 100% em apenas 4 horas.
Ou seja, ao prometer dobrar o dinheiro, o tal “conhecido” na rede social captava recursos via PIX e direcionava quem o procurava para um atendimento de uma corretora de investimentos. Ao todo, a brasileira perdeu R$ 85 mil no esquema e tenta reaver o dinheiro com ajuda das autoridades.
Como funciona o esquema de conhecidos em redes sociais que promovem golpes de criptomoedas?
Muitos perfis de redes sociais utilizam senhas fáceis e esquecem de habilitar a autenticação de dois fatores para se proteger, ficando fácil a ação de hackers contra estas contas.
E ao assumir uma conta hackeada, os criminosos miram nos conhecidos da vítima, pedindo dinheiro ou ofertando investimentos com retornos rápidos. Entre as falsas promessas que circulam há o famoso “Urubu do PIX”, além do ganho em dobro.
No caso da mulher de Piracicaba, de 51 anos, ela confiou que poderia obter um retorno de 100% do dinheiro em poucas horas ao ver a publicação do conhecido. Ela chegou a realizar um empréstimo consignado junto ao seu banco para aportar no esquema falso.
Ao todo, segundo informações do G1, ela enviou os valores em várias transações e quando entrou em contato com o conhecido, se deu conta que havia conversado, na verdade, com estelionatários.
Ela procurou então uma Delegacia de Polícia Civil e prestou esclarecimentos, buscando ajuda das autoridades para reaver valores.
Golpes utilizam imagem das criptomoedas, mas recebem valores via Pix
As criptomoedas ainda são desconhecidas pela maioria dos brasileiros, que não entendem como a tecnologia funciona e nem como realizar uma transação com as redes. Contudo, o Pix é um famoso sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, que funciona o dia todo.
Assim, para captar recursos, os golpistas têm utilizado a imagem das criptomoedas, para ofertar investimentos de altos retornos. E ao pedir a transferência dos valores, eles passam chaves Pix, facilitando o envio de valores por vítimas.
Vale lembrar que qualquer promessa de investimentos atrelada a ganhos rápidos pode se provar um golpe. Assim, ao se deparar com propostas de ganhos em dobro, como “100% em 4 horas”, por exemplo, internautas devem redobrar a atenção e evitar o contato com os golpistas.