Dono do Twitter, Elon Musk alegou que um famoso bot em sua rede social estava aplicando golpes. Ligado a uma pequena criptomoeda, o perfil foi banido horas mais tarde, levando a crer que a denúncia do bilionário foi tratada como positiva por sua equipe.
O bot em questão era conhecido como “Bob is here to explain” (Bob está aqui para explicar) e, como o nome sugere, fornecia explicações aos usuários da plataforma quando mencionado.
No passado, o próprio Musk chegou a interagir com Bob, afirmando que amava o bot. No entanto, esse amor parece ter acabado.
“Eu amo o Bob”, escreveu Elon Musk após o bot explicar que o Twitter não estaria vendendo sua base de dados e que acabar com os anúncios não seria uma boa ideia.
Elon Musk acusa bot Bob de golpe e perfil é banido
Dois meses após a interação acima, no último sábado (17) Elon Musk notou que a atitude de Bob parecia suspeita, parecendo um golpe com criptomoedas. O tuíte em questão não se encontra mais disponível.
“Com certeza isso parece uma conta de golpe com criptomoeda. Caso for, será suspensa.”
Minutos depois, o bilionário voltou a falar sobre o assunto, notando que o perfil estaria fingindo ajudar as pessoas enquanto promovia golpes. Como na menção anterior, o tuíte original já não se encontra disponível.
“A promoção de golpes sob o pretexto de ser um bot engraçado/útil resultará em suspensão. Não importa quanto você nos pague.”
Um segundo perfil ligado a Bob publicou uma imagem pedindo a liberdade do bot. No entanto, não forneceu nenhum argumento de defesa ou explicou o motivo do banimento.
#FREEBOB pic.twitter.com/SOUm7opQ7o
— Bob (@BobEthToken) June 18, 2023
Bot Bob possuía ligação com uma pequena criptomoeda
O bot em questão possuía ligação com uma criptomoeda homônima, Bob (BOB), que apresentou fortes ganhos desde que Elon Musk interagiu com o perfil. No entanto, o projeto já vinha apresentando uma forte queda desde o início de maio.
A acusação de Elon Musk piorou a situação. Em cerca de duas horas, a criptomoeda BOB perdeu 45% de seu valor no último sábado, deixando investidores no prejuízo.
Por fim, conforme os tuítes de Bob foram deletados, o motivo da desconfiança de Musk ainda é um mistério. O perfil tinha mais de 400 mil seguidores antes de ser banido.