Citando receios com uma recente decisão da SEC nos EUA, a corretora da XP removeu três opções de criptomoedas altcoins de sua plataforma. Todas elas estão inclusas no processo da CVM dos EUA contra a Binance, instaurado no início de junho de 2023.
Desde que lançou sua operação no mercado brasileiro, a Xtage, nome da corretora de criptomoedas da XP, já deu suporte a várias criptomoedas.
Em janeiro de 2023, por exemplo, a corretora começou o suporte às criptomoedas Litecoin, Solana e Cardano. Desde agosto de 2022, a Xtage tem procurado captar clientes investidores, em uma operação integrada com o Banco XP e outras empresas do grupo.
Xtage, corretora da XP, confirma remoção de três criptomoedas em definitivo, após pressão regulatória nos EUA
Os ventos norte-americanos na regulação das criptomoedas aparentemente sopraram no Brasil, causando temor em plataformas do país para algumas criptomoedas.
Dentre elas, a Cardano (ADA), Polygon (MATIC) e Solana (SOL) estão na mira dos reguladores, como ativos digitais de valor mobiliário. Com isso, a plataforma brasileira está removendo os pares associados às criptomoedas, tornando o caso ciente para seus clientes.
A partir da última segunda-feira (26), em um comunicado enviado a clientes via e-mail, a que o Livecoins obteve uma cópia da mensagem, a Xtage diz que os investidores não poderão mais comprar as criptomoedas a partir da próxima quarta-feira (28).
A suspensão das negociações ocorrem por tempo indeterminado. Contudo, os clientes da Xtage não podem sacar suas criptomoedas, e como novas compras estão proibidas, só lhes resta a opção de vender por Real brasileiro suas moedas, caso queiram.
“Continuaremos a acompanhar o noticiário sobre o tema”, diz mensagem
Afirmando que preza pelo princípio da transparência com seus clientes, a Xtage ainda declarou que seguirá acompanhando as discussões sobre as criptomoedas em questão. Ou seja, no futuro pode ser que as opções retornem para a plataforma, caso os reguladores deixem claro sua visão.
Desde o início de junho, vale lembrar, muitas corretoras dos Estados Unidos estão sob pressão. Alguns empresários do mercado de criptomoedas acreditam até em ataque do governo a tecnologia e inovação, como foi o caso do Tyler Winklevoss, que emitiu uma nota dizendo que as próximas eleições dos EUA custarão caro aos Democratas.
Por fim, com operações no Brasil, a Xtage é a primeira corretora a remover pares de criptomoedas por conta de decisões dos EUA. O Livecoins procurou a XP para comentários sobre o assunto, e aguarda manifestações sobre o caso.