Após ganhar atenção de clientes do Nubank nos últimos dias, a Nucoin pode estar sendo alvo de grupos de pump e dump nas redes sociais. Não está claro se este é o fato que acabou levando o banco digital a restringir as negociações da moeda digital no último final de semana.
Com uma possível restrição, agora os clientes podem comprar e vender apenas R$ 49 mil por dia de Nucoin, segundo um cliente da comunidade do banco. A criptomoeda do Nubank, vale lembrar, só está disponível na própria plataforma do banco digital, não sendo negociadas em corretoras.
Os golpes de pump e dump costumam ocorrer quando comunidades de investidores combinam de comprar uma determinada criptomoeda ao mesmo tempo, impulsionando a cotação da moeda digital artificialmente, causando um “pump”.
Logo após as compras, começam as vendas de quem comprou primeiro, causando queda nos preços, ou um “dump”. Como quem comprou primeiro e lucrou rápido costuma despejar nas sardinhas que chegam depois, a prática é considerada um golpe entre investidores.
Vale lembrar que no mercado tradicional de bolsa de valores, inflar preços de ativos é uma prática passível de punição. Um dos casos mais recentes da indústria norte-americana, por exemplo, envolve as ações da GameStop, quando o grupo do Reddit WallStreetBets inflou o preço da ação e o governo dos EUA iniciou uma investigação do caso.
Nubank restringe negociações de criptomoeda Nucoin após detectar esquemas fraudulentos
A febre Nucoin surgiu nos últimos dias, quando a criptomoeda do Nubank experimentou uma rápida alta no mercado, alcançando até 1.939% de alta em 30 dias.
Em meio a alta demanda dos investidores, o Nubank suspendeu suas operações, e disse ao Livecoins que a situação ocorreu por conta de uma alta demanda do serviço. Na última segunda-feira (14), o problema foi resolvido.
Contudo, surgiu um rumor entre clientes do banco de que grupos de pump e dump estão manipulando o preço da criptomoeda Nucoin. Ou seja, compram e vendem a moeda, causando a recente instabilidade na plataforma.
Na comunidade Nubank, enquanto uns acreditam que o problema é real, outros defendem que a falta de provas não favorece a teoria. De acordo com um cliente, o Nubank também começou a restringir a compra e venda diária, para evitar novos problemas e volatilidade no preço da sua criptomoeda.
Apesar do rumor dos clientes, o próprio Nubank não confirmou publicamente a informação.
Suspensões de negociações estão previstas nas regras do programa de fidelidade Nucoin em caso de alta volatilidade
Alteradas pela última vez no dia 3 de agosto de 2023, o Regulamento do Programa Nucoin informa o que os clientes podem ou não fazer.
Em dois tópicos apurados pela reportagem do Livecoins, fica claro que o Nubank poderá suspender negociações em caso de alta volatilidade da Nucoin.
“Suspensão de Negociação. Para que as ordens dos Participantes não sejam executadas em sua desvantagem em um período de descompasso entre oferta e demanda de Nucoins, o Nubank poderá suspender as negociações de Nucoins caso seja verificada volatilidade anormal em um determinado dia. Tão logo as condições de mercado se normalizem, você poderá refazer suas ordens. A suspensão será comunicada por meio do app e as ordens recebidas antes de tal aviso serão processadas normalmente.”
Apesar de prever que pode suspender as negociações de Nucoin, o Nubank esclarece que os participantes do programa de fidelidade do banco terão seus saldos resguardados em caso de suspensão, cancelamento ou modificação do produto.
Nubank nega manipulações e diz que alta demanda foi a razão para suspensão das operações
Em nota ao Livecoins no dia 15 de agosto de 2023, o Nubank esclareceu que os rumores dos clientes são improcedentes.
“Devido à alta demanda no último fim de semana (12 e 13 de agosto), o app do Nubank apresentou uma breve instabilidade restrita à área do Nucoin, prontamente resolvida. A fim de evitar que houvesse clientes em posição de vantagem ou desvantagem o Nubank suspendeu as operações de negociação do ativo digital, também prevista nos Termos & Condições do programa Nucoin, retomada na manhã da última segunda-feira (14).”
Com isso, o banco digital esclarece de vez a polêmica do último final de semana, em que muitos clientes reclamaram das instabilidades na plataforma.