Robert Kiyosaki, autor do livro ‘Pai Rico, Pai Pobre’, está preocupado com a saúde financeira dos bancos. Como sugestão, o escritor recomenda que seus seguidores saquem fundos dos bancos, evitando que o pior aconteça com suas economias.
Grande defensor de ativos escassos, como ouro, prata e Bitcoin, Kiyosaki frequentemente critica o sistema monetário tradicional. Como exemplo, no início deste ano o autor afirmou que o dólar está se tornando um papel higiênico devido à perda de seu poder de compra.
Os bancos também entraram na mira das críticas de Kiyosaki, que parece ser um investidor que prefere fazer a autocustódia de seus ativos ao invés de confiar em terceiros.
Robert Kiyosaki recomenda que seguidores não deixem dinheiro em bancos
Muitos atribuem a alta do Bitcoin no primeiro semestre de 2023 à quebradeira dos bancos americanos. No período, gigantes como Silvergate, Signature e Silicon Valley Bank foram à falência e seus clientes precisaram ser socorridos pelo governo americano.
O contágio chegou até a Europa, atingindo até o Credit Suisse, mas foi contido. De qualquer forma, agências rebaixaram o rating de diversos bancos, incluindo gigantes como BNY Mellon e US Bancorp, no mês passado. Ou seja, a crise bancária está longe de seu último capítulo.
Autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki é uma dessas pessoas que continua preocupada com a saúde financeira dos bancos. Em tuíte publicado nesta quarta-feira (27), o escritor recomenda que seus seguidores tomem uma ação em relação as suas economias.
“Fiz um podcast com a Dr.ª Nomi Prins. Ela é autora [dos livros] Collusion e de Permanent Distortion. A mensagem dela é simples: tire [seu] dinheiro dos bancos.”
“Ela relata que o FDIC tem mais de 725 bancos na lista de observação”, continua Kiyosaki. “Seja sábio. Seja esperto. Fique à frente da quebradeira dos bancos.”
Did a pod cast with Dr. Nomi Prins. She is a Fed insider author of Collusion & her latest book Permanent Distortion. Her message is simple, get money out of banks. She reports FDIC has over 725 banks on watch list. Be wise. Be smart. Stay ahead of crashing banks
— Robert Kiyosaki (@theRealKiyosaki) September 28, 2023
O FDIC, mencionado por Kiyosaki, funciona como o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) do Brasil, mas lá fora é controlado pelo governo. Portanto, Kiyosaki acredita que 725 bancos dos EUA estão à beira da insolvência.
Caso o FDIC salve todos os clientes desses bancos, isso criaria uma situação ainda pior para a economia. Segundo Arthur Hayes, isso geraria uma “impressão de dinheiro infinito”, aumentando a inflação enquanto o governo compra todos os títulos ruins que estão nas mãos de tais bancos.
Portanto, tanto Hayes quanto Kiyosaki concordam que Bitcoin, ouro e prata são os melhores ativos de proteção em uma carteira caso o dólar continue perdendo seu poder de compra.