Uma menina de 8 anos foi sequestrada na última quarta-feira (29) em Kozelsk, uma pequena cidade na Rússia com menos de 20.000 habitantes. Segundo relatos da mídia local, os criminosos pediram que a mãe pagasse o resgate em Bitcoin.
Já nesta quinta-feira (30), a criança foi resgatada pela polícia em uma cidade próxima. Indo além, as autoridades também informaram que uma mulher de 37 anos e três homens de 21, 40 e 44 anos foram presos.
Antes da solução do caso, a mídia russa acreditava que o pai da menina poderia ter envolvimento no sequestro de sua filha. Denúncias da própria família e conhecidos apontam que ele já havia ameaçado tanto a mãe quanto a criança em outra ocasião.
Polícia resgata criança sequestrada e prende quatro pessoas
Através de uma mensagem de texto, os criminosos teriam pedido 1 milhão e meio de rublos russos em Bitcoin para que a menina de 8 anos fosse liberada. Em conversão direta, a quantia é equivalente à cerca de R$ 81.000.
Enquanto o pai foi acusado pela família de estar envolvido no sequestro de sua própria filha, a mãe trabalha como lojista em um mosteiro, não parecendo ser uma pessoa abastada.
Apesar das denúncias, até o momento o pai não foi mencionado pela polícia. Nas redes sociais, a Diretoria de Investigação do Comitê de Investigação da região de Kaluga informou a prisão de quatro pessoas envolvidas no sequestro.
“Os investigadores do Comitê de Investigação detiveram uma residente da vila de Kasyanovo, distrito de Ulyanovsk, região de Kaluga, seu ex-marido e seu filho comum, bem como seu atual marido.”
Quatro pessoas são presas após sequestrar criança e exigir resgate em #Bitcoin.
Sequestradores eram de outra família: Ex-marido, o filho, o atual marido e uma mulher. pic.twitter.com/QCX0vl5jZE
— Livecoins (@livecoinsBR) December 1, 2023
Dando mais detalhes, as autoridades informaram que a menina foi raptada após descer do ônibus na volta da escola. Na sequência, os suspeitos a levaram para sua casa em Kasyanovo e então pediram o pagamento do resgate em Bitcoin.
Devido a ampla divulgação sobre o desaparecimento da criança, os suspeitos então levaram a criança para outra cidade, onde a largaram na rua. Por fim, a menina entrou na casa de moradores locais e pediu por ajuda.
No momento estão sendo realizadas buscas e inspeções no local onde a menina foi levada no primeiro momento. Diversos itens, como dispositivos eletrônicos, foram recolhidos para análise. A menina foi encontrada sem nenhum ferimento e passará por acompanhamento psicológico.
Por fim, a semana também foi marcada por outro sequestro na Rússia com pedido de resgate em criptomoedas. No entanto, a vítima foi morta com diversas facadas. Dentre os suspeitos está um lutador de MMA, outro suspeito morreu durante interrogatório.