Plataforma de criptomoedas congela saques, propõe pagamento com NFTs e revolta investidores

A Nui International, vale lembrar, é suspeita de operar um esquema de pirâmide desde 2020, conforme relatado por diversos sites ao redor do mundo.

A NUI International, empresa de marketing multinível que oferece diversos serviços com criptomoedas, vem se deparando com sérias críticas desde novembro de 2023, quando paralisou saques para seus investidores.

A empresa culpou seus próprios usuários pelo congelamento de saques, atribuindo o problema tanto para supostas falhas em seus sistemas quanto para “atividades fraudulentas de alguns afiliados”.

Enquanto isso, investidores acreditam que a NUI pode estar operando um esquema Ponzi, caracterizado pelo pagamento de retornos aos investidores utilizando recursos de novos participantes.

O Ceifador: Especialista em denunciar fraudes faz dossiê da Nui International

De acordo com “O Ceifador”, brasileiro especialista em desmascarar fraudes de criptomoedas, a NUI congelou saques há mais de cinco meses e não vem cumprindo suas promessas.

A empresa que oferece serviços de custódia e aluguel de criptomoedas comunicou oficialmente a suspensão dos saques devido a supostas falhas em seu sistema e atividades fraudulentas.

Ainda em novembro de 2023, a empresa estabeleceu um prazo de até 60 dias para concluir as investigações e retomar os saques até 4 de março de 2024. No entanto, as promessas não foram cumpridas.

Durante o processo de auditoria, diz o Ceifador, detalhes das fases foram divulgados pela empresa. A Fase 1, iniciada em dezembro de 2023, focou na aprovação de KYC (Conheça seu Cliente), verificação de contas duplicadas e prevenção de manipulação do sistema.

Em fevereiro de 2024, na Fase 2, alguns serviços foram parcialmente restaurados, mas com saldos antigos indisponíveis até a conclusão da auditoria.

A Fase 3, em 19 de fevereiro deste ano, trouxe informações sobre um novo plano de remuneração, saques de comissões de 2024 e novas políticas e ferramentas. No entanto, o retorno completo dos saques foi adiado mais uma vez para 4 de março de 2024, gerando revolta entre os afiliados que alegaram não ter recebido comissões devidas.

No final de março, a NUI anunciou a conclusão de partes da auditoria, abordando duplicatas de contas e verificações KYC, mas apenas parcialmente resolvendo questões como classificações, comissões e compras.

A empresa ofereceu pacotes de investimento com taxa de aquisição zerada para atrair novos investidores, enquanto os saques permaneciam suspensos, intensificando a insegurança entre os usuários.

Neste mês de abril, a NUI adiou mais uma vez os saques, sem fornecer detalhes adicionais. Isso gerou ainda mais desconfiança, especialmente quando a empresa anunciou que divulgaria um novo plano de compensação para junho com pagamento em NFTs.

NUI International adia saques e propõe pagamento com NFTs

Se a situação parecia ruim, um comunicado da empresa no final desta semana revela que é muito pior. A Nui surpreendeu seus afiliados ao anunciar um plano para converter saldos em tokens não fungíveis (NFTs) como forma de pagamento.

O movimento despertou uma série de questionamentos entre os usuários da plataforma, que estão registrando queixas em sites como Reclame Aqui e nos perfis da empresa nas redes sociais.

De acordo com o comunicado da empresa, os benefícios associados aos NFTs serão baseados em dividendos trimestrais provenientes de “parcerias com terceiros”. Além disso, os afiliados só poderão vender os tais NFTs após um período de 24 meses.

Comunicado Nui Social (O Ceifador)
Comunicado Nui Social (O Ceifador)

A proposta, como era de se esperar, causou revolta entre os usuários, que agora passaram a enviar denúncias ao Livecoins por e-mail e pelas redes sociais.

De acordo com um investidor que preferiu se manter anônimo, a estratégia da empresa de converter saldos em NFTs parece ser uma tentativa de esconder sua suposta insolvência.

A Nui International, vale lembrar, é suspeita de operar um esquema de pirâmide desde 2020, conforme relatado por diversos sites, incluindo o Livecoins e outros veículos de notícias relacionados ao mercado de criptomoedas.

A empresa já foi alvo de investigações e ações regulatórias em várias partes do mundo, como indicado por relatos da Comissão de Valores Mobiliários do Texas e outras autoridades dos EUA.

De acordo com o Ceifador, investidores devem tomar cuidado com a empresa, já que a NUI mantém os saques suspensos há meses, sem um plano concreto e transparente para a retomada dos pagamentos.

“A NUI oferece pacotes com promessas de retornos fora da realidade do mercado, o que é um forte indicador de esquema Ponzi, pois empresas legítimas baseiam seus lucros em atividades reais e não em captação de novos investidores.”, disse o Ceifador em documento de denúncia enviado ao Livecoins.

Veja aqui a denuncia completa divulgada pelo o Ceifador.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias