El Salvador, país que adotou o Bitcoin como moeda de curso legal em 2021, lançou um site neste domingo (12) para que terceiros monitorem suas reservas de Bitcoin. Cópia do famoso mempool.space, o recurso também serve como um explorador de blocos, mostrando taxas e outras transações da rede.
Uma das primeiras impressões é a escadinha formada pelos aportes diários do governo, que está comprando 1 BTC por dia. A incorporação dos tuítes do presidente Nayib Bukele também chama atenção de quem acessa o site pela primeira vez.
El Salvador já detém 5.748 bitcoins
Além de ter comprado uma grande porção de Bitcoin após adotar a criptomoeda, o governo de El Salvador optou pela estratégia de DCA (dollar cost average) para evitar a compra de topos. Segundo Nayib Bukele, os aportes diários de 1 BTC estão sendo realizados desde novembro de 2022.
A estratégia tem se mostrado lucrativa. Contra o real brasileiro, por exemplo, a rentabilidade chega a 208% no período. Em outras palavras, El Salvador dobrou seu investimento em cerca de 18 meses.
“Agora El Salvador tem seu próprio mempool.space onde qualquer pessoa pode verificar nossas reservas de tesouro em bitcoin.”
El Salvador now has its own @mempool space where anyone can check out our #bitcoin treasury holdings.
See details in the next post. pic.twitter.com/PEpVemHoFO
— The Bitcoin Office (@bitcoinofficesv) May 12, 2024
Segundo os dados, o país já detém 5.748 bitcoins, equivalentes a R$ 1,86 bilhão.
Embora ainda esteja longe dos 214.400 bitcoins da MicroStrategy ou dos 213.246 bitcoins do governo dos EUA, vale lembrar que El Salvador tem apenas 6,3 milhões de habitantes. Em outros números, isso seria equivalente a cerca de 0,0009 BTC por cada salvadorenho.
El Salvador está sendo construído em cima do Bitcoin
Além de minerar Bitcoin com a energia vinda de seus vulcões, El Salvador anunciou a emissão de títulos de dívida em Bitcoin e, além disso, a venda de cidadania salvadorenha para os fãs da criptomoeda. Ou seja, uma estratégia para atrair riqueza às suas terras.
Em um discurso recente, o presidente Nayib Bukele criticou a impressão desenfreada das moedas fiduciárias, especialmente do dólar. Apesar do Bitcoin ser legalizado no país, o dólar americano ainda é a moeda mais utilizada no comércio local.
“O governo se financia com títulos emitidos pelo Departamento do Tesouro, com papel. E quem compra os títulos? Basicamente o Banco Central. E como o Fed compra eles? Imprimindo dinheiro. Mas que lastro o Fed sobre esse dinheiro sendo impresso? Os próprios títulos do Tesouro. Basicamente o governo se financia imprimindo dinheiro do nada.”
Don’t worry, Chair of the White House Council of Economic Advisers. Let the president of El Salvador explain U.S. money printing for you: https://t.co/fdXgSblbCb pic.twitter.com/B5pEEMNfnL
— Lina Seiche (@LinaSeiche) May 3, 2024