Anatoliy Aksakov, presidente do Comitê do Mercado Financeiro da Duma Estatal da Rússia, está incomodado com o crescimento do jogo Hamster Kombat, que ganhou popularidade na comunidade de criptomoedas nas últimas semanas, e deseja bani-lo.
Segundo o parlamentar, o jogo é basicamente uma fraude. Isso porque ele alimenta o sonho daqueles que querem enriquecer com o mínimo de esforço, sem precisar trabalhar.
Conforme explicado pelo Livecoins, o Hamster Kombat é um “tap-to-earn”, permitindo que jogadores acumulem sua criptomoeda por tocar na tela e, posteriormente, as invistam para ganhar dividendos em formas de renda passiva.
Embora seja um exercício divertido para que pessoas entendam mais sobre economia e investimentos, o parlamentar russo afirmou que isso é “quase uma psicose”.
Criptomoedas voltam a preocupar a Rússia
Enfrentando diversas sanções, a Rússia chegou a recomendar que seus cidadãos usem criptomoedas em transações internacionais para driblar essas restrições econômicas. Como efeito colateral, as criptomoedas parecem estar florescendo no país.
Além de stablecoins, cujas transações foram banidas, o jogo Hamster Kombat é outro projeto que chamou a atenção das autoridades russas.
“Ele deve ser reprimido, claro”, disse Anatoliy Aksakov, parlamentar russo, sobre o Hamster Kombat. “Essas coisas precisam ser interrompidas.”
“Na minha opinião, é claramente uma fraude, uma manipulação e uso da psicologia dos cidadãos, especialmente aqueles que não querem realmente trabalhar, mas sonham em enriquecer com o mínimo de esforço.”
Embora não existam dados demográficos sobre a adoção do jogo, atualmente sua comunidade no Telegram já conta com mais de 53 milhões de membros. O número impressiona porque o projeto foi criado há apenas quatro meses.
Conforme é difícil imaginar que a Rússia consiga bani-lo, as declarações de Aksakov podem servir como um marketing gratuito, aumentando ainda mais essa adoção. Independente disso, o parlamentar parece furioso com esse sucesso, afirmando que isso é “quase uma psicose”.
“Infelizmente, a suscetibilidade das massas à influência externa tem sido observada recentemente e às vezes isso gera consequências extremamente negativas”, continuou Aksakov.
“As pessoas são crédulas, facilmente manipuladas e enganadas. Às vezes, isso chega quase a uma dependência da internet.”
Após o sucesso do Hamster Kombat, diversos outros jogos semelhantes surgiram no mercado. Um dos motivos dessa grande tração inicial é o tamanho da comunidade do Telegram, com mais de 900 milhões de usuários, aumentando a exposição desses projetos.
Além de stablecoins e jogos, a Rússia também está preocupada com a mineração no país. Na última semana, Vladimir Putin, presidente russo, afirmou que algumas regiões podem enfrentar apagões devido ao consumo dessa indústria.