Mercado Livre utiliza ChatGPT em 10% dos atendimentos aos clientes, diz OpenAI

Empresa planeja expandir solução para o Mercado Pago, onde pode começar a sugerir produtos de investimentos a clientes, inclusive criptomoedas.

A OpenAi, empresa que controla o ChatGPT, divulgou na última terça-feira (24) que a empresa Mercado Livre está utilizando o Verdi, uma solução de inteligência artificial que utiliza o GPT-4o.

Com o uso da inovação, o Mercado Livre implementou com sucesso a IA para manter sua vantagem competitiva em um mercado de alta concorrência, que é o do varejo brasileiro e latino-americano.

Entre essas iniciativas está o Verdi, uma camada de plataforma de desenvolvimento que usa GPT-4o, GPT-4o mini e GPT-3.5 Turbo, que está transformando a forma como o Mercado Libre lida com o atendimento ao cliente e outras tarefas complexas“, diz a OpenAI.

Com 10% dos atendimentos aos clientes do Mercado Livre realizado pelo ChatGPT

O uso da tecnologia de inteligência artificial se tornou uma realidade crescente no Mercado Livre. De acordo com a OpenAI na última terça, a empresa utiliza o GPT-4 Vision para etiquetar e completar listas de produtos, permitindo que o Mercado Livre catalogue 100 vezes mais produtos do que antes em um período de dois anos.

Além disso, o GPT-4 avalia dados de milhões de listagens de produtos todos os dias, melhorando a precisão da detecção de fraudes para quase 99% para itens sinalizados. Já o GPT-3.5 e 4 para traduzir títulos e descrições de produtos, adaptando-se aos dialetos espanhóis e portugueses diferenciados.

Para melhorar a experiência do usuário, houve a implementação dos resumos de análises automatizados, desenvolvidos pelo GPT-4o mini, que ajudam os usuários a obter rapidamente o feedback do produto, o que aumenta os pedidos onde o recurso está disponível.

Usar IA para catalogar e resumir avaliações é interessante e útil, mas não transformacional“, diz Daniel Rabinovich, COO do Mercado Libre. “Precisávamos de uma solução que pudesse lidar com tarefas complexas e de alto risco de forma autônoma e mais eficiente do que os operadores humanos.

Assim que surgiu o Verdi, disponível para os 17 mil desenvolvedores do Mercado Livre para criar inovações. Em apenas alguns meses, por exemplo, a Verdi passou a cuidar de 10% da mediação de atendimento ao cliente em um dos principais sites do Mercado Livre.

Com Verdi, os humanos tornam-se copilotos da IA, e não o contrário“, explica Rabinovich. “Esta plataforma pode decidir casos de forma autônoma, gerenciar interações complexas e até mesmo lidar com tarefas que exigem um toque humano, informadas por protocolos de segurança e proteções incorporadas à plataforma.

Mercado Pago pode ganhar recomendações de produtos com IA para seus usuários, o que poderia tornar as aplicações em criptomoedas mais conhecidas

Com base no sucesso obtido no atendimento ao cliente, o Mercado Livre começou a implementar o Verdi em sua rede de logística para fornecer remessas ainda mais rápidas e reduzir atrasos nas entregas.

Eles também planejam expandir ainda mais os recursos do Verdi, integrando soluções de IA mais avançadas, como assistentes de pesquisa e recomendações de produtos, para atender melhor aos 50 milhões de usuários ativos do Mercado Pago a cada trimestre. O Mercado Pago já lista criptomoedas em alguns países, inclusive no Brasil, o que poderia aumentar sugestões de investimentos para clientes e tornar o tema ainda mais popular.

O Verdi foi criado para resolver qualquer problema“, diz Rabinovich. “É uma declaração ousada, mas estamos confiantes em seu potencial para transformar nossas operações. Desde lidar com consultas rotineiras de clientes até gerenciar disputas de alto risco, o Verdi está definindo um novo padrão.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias