Projeto da Receita Federal já identificou irregularidades em criptomoedas

Ferramenta anunciada em setembro de 2024 já começou a investigar transações com criptomoedas e em importações.

A RFB anunciou o fim da edição 2024 da Semana i-Nova da Receita Federal do Brasil, que apresentou até os detalhes do chamado Projeto Analytics, que já teve uso na identificação de irregularidades em criptomoedas.

De acordo com nota divulgada na última segunda-feira (25), o projeto voltou ao debate no evento público e mostrou que, mesmo em fase piloto, já detectou uma fraude milionária.

A fala sobre o projeto não contou com apresentação ao público, apenas para os servidores da receita. De qualquer forma, a reportagem apurou que a nova ferramenta encontra apoiadores em seu uso para combate às fraudes no Brasil.

Projeto Analytics da Receita Federal do Brasil identificou fraude milionária com criptomoedas

O Projeto Analytics é uma inovação disruptiva que utiliza inteligência artificial e análise de redes complexas para combater fraudes tributárias e estimular a conformidade fiscal.

Pedro Augusto Frantz, gerente do projeto, informou no evento que a solução foi desenvolvida com tecnologias open source que preenche o gap entre o conhecimento tributário e o tecnológico ao apresentar painéis interativos que tornam dados complexos acessíveis e compreensíveis. Entre as ferramentas estão o uso do Python, SQL e JavaScript, divulgou Pedro.

O Analytics já identificou esquemas bilionários e irregularidades em áreas críticas, como criptomoedas e exportações, e tem sido essencial para promover a autorregularização de empresas.

Durante sua fala no dia 18, Pedro explicou que o projeto da Receita Federal tem um alerta que auxilia o trabalho dos servidores para possíveis fraudes tributárias. Atualmente, o projeto expandiu suas funcionalidades para detecção de criptomoedas, operações financeiras e importações por brasileiros.

Pedro finalizou lembrando que a partir de 2026, vários países começarão a trocar informações, principalmente sobre criptomoedas.

O que é o Projeto Analytics e o módulo cripto?

Com uso de inteligência artificial e dados coletados pela Receita Federal do Brasil nos últimos anos, a ferramenta é uma esperança para agilizar processos no fisco brasileiro.

Em nota no início de setembro de 2024, a RFB divulgou que planeja encontrar sonegação tributária e lavagem de dinheiro com criptomoedas.

A combinação de técnicas diversas, incorporadas na plataforma do Projeto Analytics, tem sido relevante para identificar transações suspeitas e indícios de esquemas complexos de sonegação tributária e de lavagem de dinheiro com uso de criptomoedas“, disse a RFB.

O projeto também terá integração com outros órgãos nacionais, como Ministério Público, além de outros países. Por fim, o módulo cripto a RFB declarou ter encontrado uma grande movimentação de stablecoins no Brasil.

Com o módulo de cripto, auditores-fiscais têm identificado visualmente empresas noteiras (criadas basicamente para emitir documentos fiscais, sem comercializar mercadorias ou sem prestar serviços, com objetivo de sonegação tributária ou compensação indevida de tributos) e as beneficiárias operacionais, analisando o fluxo dos diferentes tipos de moedas virtuais. Tem sido crescente o uso de stablecoins, como pode ser visto em Receita Federal detecta crescimento vertiginoso na movimentação de stablecoins“, finaliza a nota.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias