CVM dos EUA aprova primeiro ETF misto de bitcoin com ethereum da Hashdex

Gestora brasileira sai na frente e consegue aprovação de novo ETF ligado às duas maiores criptomoedas em capitalização de mercado.

A SEC, CVM dos EUA, aprovou o primeiro ETF à vista de Bitcoin e Ethereum juntos, que são as duas maiores moedas em capitalização de mercado.

Com o Hashdex Nasdaq Crypto Index US ETF, o produto é um ETF (Exchange-Traded Fund) que busca replicar a performance de um índice composto por ativos digitais, como Bitcoin e Ethereum, em proporções baseadas na capitalização de mercado ajustada por “free-float” (ativos que estão realmente disponíveis para negociação).

A Hashdex, conhecida por sua atuação no mercado cripto, estruturou o ETF para incluir uma combinação de ativos digitais e instrumentos financeiros tradicionais. O fundo também pode conter equivalentes de caixa para facilitar liquidez e gestão de risco.

O produto permite que investidores tenham exposição a criptomoedas, mas atende aqueles que preferem investir por meio de instrumentos regulamentados no mercado tradicional.

Analista de ETFs da Bloomberg parabenizou Hashdex por lançar produto pioneiro com bitcoin e ethereum

Um dos principais pontos discutidos no documento divulgado na última quinta-feira (19), é o processo regulatório e as exigências da SEC (Securities and Exchange Commission) para garantir que o ETF siga padrões rigorosos de transparência, segurança e conformidade.

Para isso, a Hashdex demonstrou que possui acordos robustos de compartilhamento de informações com mercados regulamentados, como o CME (Chicago Mercantile Exchange), onde futuros de Bitcoin e Ethereum são negociados. Esses acordos permitem detectar e prevenir manipulações ou práticas fraudulentas, protegendo investidores e mantendo a integridade do mercado.

Em uma análise sobre a nova aprovação, o analista de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, destacou que os primeiros produtos devem ter um peso de 80% para o bitcoin e 20% para o ethereum. Contudo, ainda não está claro como se dará a distribuição dos investimentos no novo produto.

“Os ETFs combinados bitcoin/ether spot foram aprovados pela SEC (conforme previsto). Lançamento provável em janeiro. Eles têm peso de capitalização de mercado, então 80/20 btc/eth aprox. Notável que Hashdex e Frankie são os primeiros. Bom para eles.”

Quando novo ETF chega na Nasdaq?

A previsão de chegada do novo ETF na bolsa norte-americana é para janeiro de 2025, mostrando que o produto não deve demorar para chegar na prateleira de investidores.

O ETF foi aprovado para ser listado na Nasdaq, uma das principais bolsas de valores dos Estados Unidos, sob regras que garantem monitoramento contínuo da conformidade do fundo com os regulamentos estabelecidos.

Além disso, foi destacado o uso de análises estatísticas robustas que mostram alta correlação entre os mercados de futuros regulamentados e os preços dos ativos digitais subjacentes, como Bitcoin e Ethereum.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias