Com Brasil na presidência, BRICS discutem pagamentos transfronteiriços alternativos ao Dólar

Grupo está sob o olhar atento de Donald Trump, presidente dos EUA que já afirmou que não aceitará uma moeda alternativa ao Dólar no comércio global.

Sob o olhar atento do presidente dos EUA, Donald Trump, o BRICS discutirá nos próximos meses a ampliação dos pagamentos transfronteiriços alternativos ao Dólar.

O bloco, originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que recebeu mais participantes nos últimos anos, tem discutido o tema há algum tempo. Como noticiado pelo Livecoins, por exemplo, até testes com a tecnologia das criptomoedas já ocorreram durante este debate.

Recentemente, Trump disse que caso um novo meio de pagamento alternativo ao Dólar surja entre os membros do BRICS, ele imporá taxas mais altas a produtos dos países.

Presidentes dos países membros do BRICS em fevereiro de 2025
Presidentes dos países membros do BRICS em fevereiro de 2025. Reprodução.

Presidência do Brasil no BRICS deve avançar a pauta de pagamentos transfronteiriços

Com o Brasil na presidência do BRICS em 2025, cabe ao Ministério da Fazenda e ao Banco Central deste país conduzir os debates da “Trilha Financeira” do bloco de países.

E este é um dos temas mais sensíveis, visto que o Dólar segue como a moeda dominante no comércio global. Assim, um dos temas de interesse do grupo para este ano é o da inteligência artificial.

Além disso, finanças sustentáveis e transição climática estão na pauta das próximas reuniões.

De acordo com recente comunicado do BCB, em comentário atribuído a Marcelo Aragão, Chefe do Departamento de Assuntos Internacionais (Derin) do BC, ele informou que o grupo quer aprofundar a compreensão soluções de ponta para facilitar os pagamentos transfronteiriços, além de explorar soluções para sistemas de pagamento bilaterais já em uso. “O objetivo é superar desafios como velocidade de transferências, altas taxas e barreiras regulatórias“, diz o Chefe do Derin.

Não está claro neste ponto se as tecnologias das criptomoedas estão em debate, mas com os avanços financeiros dos últimos anos, tudo indica que pode acontecer avanços nesta área.

Calendário de reuniões confirmadas do BRICS em 2025

O Banco Central do Brasil divulgou nos últimos dias o calendário de eventos do BRICS em 2025, com os principais eventos dos países membros do grupo. Em abril, por exemplo, uma reunião ocorre na capital dos EUA.

1ª Reunião de Deputies de Finanças e Bancos Centrais – será realizada no dia 25 de fevereiro e acontecerá na Cidade do Cabo (África do Sul);

2ª Reunião de Deputies de Finanças e Bancos Centrais – será realizada em abril, às margens da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI)/Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos;

3ª Reunião de Deputies de Finanças e Bancos Centrais – será realizada em junho, no Brasil;

1ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais – será realizada entre o fim de junho e o início de julho, no Brasil (na sequência desse encontro, deve ser realizada a Cúpula do BRICS).

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias