Ross Ulbricht passou mais de 11 anos preso enquanto cumpria uma prisão perpétua por ter criado a Silk Road, um mercado usado principalmente para a compra e venda de itens ilegais. No entanto, voltou a ser livre no início desse ano após receber o perdão presidencial de Donald Trump.
Nesta semana, Ulbricht se mostrou incomodado com a lentidão dos serviços do eBay, principalmente em relação à verificação de identidade, algo que o fez pensar em voltar a empreender e criar um concorrente.
Excluindo o fato de que a Silk Road era usada por criminosos, Ulbricht tem uma grande experiência no setor de e-commerce. Segundo um relatório da Chainalysis, seu site chegou a ser responsável por 20% de todas as transações de Bitcoin em seu auge.
Ross Ulbricht pode voltar a empreender
Dados on-chain mostram que Ross Ulbricht já recebeu mais de 2,7 bitcoins (R$ 1,4 milhão na cotação atual) desde que saiu da prisão. No entanto, devido a uma má experiência no eBay, um dos maiores e-commerces dos EUA, ele pode voltar a empreender.
“Estou tentando leiloar alguns pertences pessoais”, disse Ulbricht. “O eBay quer verificar minha identidade. Enviei todos os documentos há uma semana e até agora nada. Falei com vários representantes do eBay e continuam me enrolando.”
Atualizando o caso, Ulbricht disse ter sido informado que o eBay está ciente de seu problema, mas que não o resolverá.
“É a primeira vez que me sinto discriminado desde que fui solto. Caramba, talvez eu devesse criar meu próprio site de e-commerce. Como será que eu o chamaria…?”
Nos comentários, algumas pessoas brincaram com a situação, temendo que ele arriscaria sua liberdade novamente ao criar um novo mercado ilegal.
No entanto, outros ofereceram ajuda para leiloar seus pertences em questão, bem como apoio para ele voltar a empreender. Afinal, embora tenha escolhido o caminho errado, sua vocação é nítida.
Por fim, além de sua experiência com a Silk Road, Ulbricht já acumula mais de 500 mil seguidores no X, antigo Twitter, uma prova de que o mundo estaria interessado em sua história, o que pode gerar um marketing gratuito para seu novo e-commerce.
Como comparação, hoje o eBay possui 750 mil seguidores na mesma rede. Embora seja difícil acreditar que Ulbricht consiga ser um grande concorrente, é possível que ele ganhe espaço neste mercado.