A Polícia Civil de São Paulo em Presidente Prudente anunciou nos últimos dias a abertura da segunda turma de capacitação em investigação sobre criptomoedas. Ao todo, 20 vagas estarão disponíveis para os interessados.
De acordo com apuração do Livecoins, os interessados devem pedir para participar até o dia 22 de maio de 2025, enviando um e-mail para a ACADEPOL.
“As inscrições estarão abertas a partir das 9h00 do dia 08/05/2025 até às 14h00 do dia 22/05/2025 e deverão ser realizadas única e exclusivamente via e-mail, por meio do endereço eletrônico da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP 8) em Presidente Prudente: pprudente.acadepol@policiacivil.sp.gov.br“, diz o edital.
O curso, com duração de 8 horas, ocorrerá de forma presencial no dia 29 de maio em Presidente Prudente, dando certificado aos participantes que completarem as exigências mínimas.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Assim, o Curso de Especialização de Investigação de Crimes Envolvendo Criptoativos mostra que a polícia brasileira segue atenta ao tema, que já ganhou até regulamentação sob a Lei nº 14.478/2022.
Aos agentes interessados, o edital oficial com todos os detalhes estão disponíveis desde a última quinta-feira (8).
Polícia de todos os estados brasileiros já se preparam para combater crimes envolvendo criptomoedas
A nova capacitação da Polícia Civil de São Paulo não é uma novidade para quem acompanha a agenda de capacitação das autoridades brasileiras.
Como noticiado pelo Livecoins, nos últimos anos diversas capacitações ocorreram não apenas entre agentes da polícia civil dos estados brasileiros, mas também do Ministério Público. Agentes ligados aos GAECO dos MPs, que combatem o crime organizado, também já se capacitam sobre o tema.
Além disso, a Polícia Federal tem operado contra crimes no setor, em operações que já contaram até com o apoio internacional de outros países.
Já na Receita Federal do Brasil, COAF, entre outros órgãos de fiscalização, o tema também atrai a atenção para novas modalidades de crimes financeiros. A CVM, por exemplo, é uma das autarquias brasileiras que tem combatido crimes financeiros envolvendo criptomoedas.
Tema das criptomoedas em escândalo do INSS
A nova capacitação da polícia civil de São Paulo chega junto com uma nova possibilidade de uso das criptomoedas, no recente escândalo que abalou o Brasil, com uma investigação sobre a fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Isso porque, a Advocacia-Geral da União (AGU) revelou na última quinta-feira (8) que há a possibilidade dos fraudadores terem ocultado parte do valor roubado em criptomoedas. Caso se confirme, coloca o tema no centro de um dos maiores escândalos de corrupção no Brasil dos últimos anos.