Christopher Waller, nome mais cotado para ser o próximo presidente do Fed, participou de um simpósio sobre criptomoedas nesta quarta-feira (20) e aproveitou a oportunidade para elogiar as stablecoins.
Citando a evolução dos cartões, que passaram de faixas magnéticas para chips e agora funcionam por aproximação do celular, Waller apontou que as stablecoins são o exemplo mais recente da inovação no setor de pagamentos.
No mesmo evento, Michelle Bowman, Vice-Presidente para Supervisão do Conselho de Governadores do Fed, afirmou que funcionários do BC americano deveriam poder usar criptomoedas. Sua justificativa, em tom metafórico, é que não se pode confiar em alguém que nunca usou um par de esquis para lhe ensinar a esquinar.
Chris Waller é o nome mais cotado para ser o próximo presidente do Fed
Chris Waller é atualmente um dos governadores do Fed, tendo assumido esse cargo em 2020 por nomeação de Donald Trump em seu primeiro mandato.
A expectativa é que Trump o nomeie presidente do Fed assim que Jerome Powell deixar o cargo em maio de 2026, ou antes, em caso de renúncia.
Na Polymarket, um mercado de previsões, Waller aparece com 33% das apostas, superando nomes como Kevin Hassett (16%), Kevin Warsh (14%) e David Zervos (12%).

Discurso de Waller vai de encontro à política pró-cripto de Trump
A escolha de Chris Waller para comandar o Fed pode estar ligada ao atual pensamento do economista sobre o setor de criptomoedas, combinando com os esforços de Trump para transformar os EUA em uma “superpotência das criptomoedas”.
Em discurso feito na Wyoming Blockchain Symposium 2025, Waller elogiou as stablecoins.
“Os primeiros cartões eram placas de metal ou de papelão, depois incorporaram faixas magnéticas, depois chips, e agora eu apenas aproximo meu celular para pagar”, comentou Waller.
“As stablecoins são o exemplo mais recente de inovação em pagamentos liderada pelo setor privado.”
Notando que as pessoas usavam stablecoins majoritariamente para negociar outras criptomoedas, o dirigente do Fed apontou que elas ganharam outros casos de uso, incluindo exposição ao dólar em países com moedas fracas e pagamentos locais e transfronteiriços.
Em novembro de 2024, o economista já havia elogiado as stablecoins, citando “muitos benefícios no sistema financeiro”.
No entanto, a verdade é que Waller nem sempre foi um fã das criptomoedas.
Em 2022, por exemplo, afirmou que a tecnologia blockchain era totalmente superestimada, questionando sua eficiência. Em 2023, o governador do Fed comparou criptomoedas com figurinhas de beisebol e recomendou que investidores se preparassem para perder tudo.