Anbima diz que blockchain proof-of-stake é uma das 50 maiores inovações dos próximos anos, veja lista

Plataformas DeFi reguladas, blockchain proof-of-stake e outras inovações também ganharam destaque

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) lançou o Radar de Futuros, ferramenta que mapeia as 50 principais inovações que devem impactar os mercados financeiro e de capitais no horizonte de cinco a 10 anos.

O Radar foi idealizado como ponto de partida para que o setor compreenda o potencial de tecnologias, conceitos e movimentos emergentes. “O objetivo é ajudar as instituições a se planejarem para as grandes transformações, e não só reagirem quando elas já estiverem batendo à porta“, afirma Marcelo Billi, superintendente de Inovação, Sustentabilidade e Educação da Anbima.

Ele aponta que a iniciativa apoia a inovação e a tomada de decisão ao oferecer uma leitura estratégica de tendências que podem transformar modelos de negócio, produtos, processos e regulações. “A ferramenta atende empresas de todos os portes, mas tem um papel especialmente relevante para as pequenas e médias, já que elas enfrentam mais limitações de equipe e orçamento para acompanhar e antecipar as tendências.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

As inovações estão divididas em seis áreas-chave: transformação digital; eficiência operacional e processual; gestão de riscos e inteligência de dados; regulação, transparência e compliance; sustentabilidade e reputação; e acesso e engajamento.

Mais de 90 delas passaram pela avaliação de especialistas do mercado, e as 50 que tiveram as melhores notas entraram no Radar de Futuros.

Foram usados dois critérios de avaliação: maturidade e relevância. A maturidade seguiu o sistema TRL (Technology Readiness Level), criado pela Nasa, enquanto a relevância refletiu a média das notas dadas pela comunidade da Rede Anbima de Inovação (em uma escala de 1 a 5), indicando o impacto esperado no mercado de capitais.

O resultado é uma lista robusta e confiável, e qualquer pessoa pode conferir as pontuações diretamente na ferramenta“, explica Billi, que destaca também o caráter educativo da iniciativa. “O Radar foi projetado para ser acessível, com visualização intuitiva e conteúdos explicativos que ajudam a entender cada inovação e seu potencial.

Além disso, a ferramenta tem uma assistente de inteligência artificial que apoia as pessoas na navegação e na extração de insights personalizados, de forma a facilitar o entendimento e a identificação de oportunidades.

Confira inovações de destaque em cada área-chave do Radar de Futuros da Anbima

1. Blockchain Proof-of-Stake (PoS)

O PoS é um mecanismo de consenso usado em blockchains que dispensa mineração intensiva, reduzindo o impacto ambiental e os custos operacionais.

Por isso, é preferido em blockchains de segunda geração. No Brasil, pode impulsionar a tokenização de ativos, tornando emissão, negociação e liquidação mais rápidas e baratas, além de reforçar a transparência em processos mediados por instituições financeiros.

2. Passaporte Financeiro Global

É uma solução de identidade digital descentralizada que reúne dados do investidor em um registro único e interoperável.

Com validações criptográficas e padrões internacionais, permite o compartilhamento seguro e auditável entre instituições financeiras, reduzindo redundâncias e facilitando o compliance.

Essa tecnologia pode transformar os processos de KYC (Know Your Client) e suitability, agilizando o acesso a produtos financeiros estrangeiros.

3. Tokenização de ativos

Representa direitos sobre bens (como imóveis, recebíveis, participações empresariais, cotas de fundos ou ações) por meio de tokens digitais em blockchain.

Esses tokens podem ser fracionados, permitindo investimentos menores e maior pulverização entre investidores.

A emissão pode ocorrer em blockchains públicas ou privadas, com smart contracts regulando regras de emissão, distribuição e transferência.

O uso da blockchain garante imutabilidade, rastreabilidade e pode reduzir custos operacionais, especialmente em liquidação, auditoria e reconciliação.

4. Contratos inteligentes

São usados em blockchains para registrar e executar transações automaticamente, com base em regras predefinidas, de forma transparente e imutável, sem intermediários.

No mercado de capitais, podem automatizar rotinas complexas de fundos de investimento, como liquidação de ativos, distribuição de proventos, monitoramento de compliance e execução de contratos em emissões tokenizadas.

Também permitem integrações com auditoria automatizada e trilhas em tempo real.

5. Inteligência artificial explicável

A XAI aprimora modelos de machine learning ao tornar suas decisões transparentes e interpretáveis, substituindo a lógica de “caixa-preta”.

Isso facilita a validação por equipes internas, auditores e reguladores, sendo essencial para instituições financeiras que desejam usar algoritmos em gestão de portfólios, previsão de ativos e detecção de fraudes, mas enfrentam barreiras regulatórias.

Além disso, a XAI fortalece a confiança do cliente, permitindo explicar recomendações de investimento de forma clara.

6. Sistemas de detecção de fraudes em tempo real

Esses sistemas usam IA, machine learning e análise comportamental para identificar, classificar e reagir automaticamente a transações suspeitas em milissegundos.

Detectam padrões dinâmicos e anomalias contextuais, como acesso não autorizado, movimentações suspeitas ou lavagem de dinheiro. No mercado de capitais brasileiro, já estão sendo adotados por corretoras, bancos digitais e gestoras como parte de estratégias de compliance e segurança cibernética.

Os outros 44 itens do Radar estão disponíveis no site oficial da Anbima neste link, onde até o DeFi regulado é um dos tópicos.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Comprar agora

Últimas notícias