O Fed, Banco Central dos EUA, está realizando nesta terça-feira (21) um encontro com diversos players da indústria de criptomoedas para discutir inovações no setor de pagamentos.
Dentre os convidados estão executivos da Chainlink, Fireblocks, Paxos, Circle, Coinbase, Stripe, Ark Invest, Google, Franklin Templeton, BlackRock, JPMorgan, dentre outros.
Conferência abordou criptomoedas, stablecoins, IA, tokenização e outros pontos
Chamado ‘Conferência de Inovação em Pagamentos’, o evento Fed foi dividido em quatro partes e já dura mais de seis horas. Isso é uma prova da variedade e complexidade dos temas abordados.
- Conectando as finanças tradicionais ao ecossistema de ativos digitais: Contando com executivos da Chainlink, Lead Bank, Fireblocks e BNY, com moderação de Rebecca Rettig da Jito Labs.
- Casos de uso e modelos de negócio de stablecoins: Contando com executivos da Paxos, Fifth Third Bank, DolarApp e Circle, com moderação de Kyle Samani da Multicoin Capital.
- IA em pagamentos: Contando com executivos da Ark Invest, Coinbase, Stripe, Google, com moderação de Matt Marcus da Modern Treasury.
- Produtos tokenizados: Contando com executivos da Franklin Templeton, DRW, BlackRock e JPMorgan, com moderação de Colleen Sullivan da Brevan Howard Digital.
“Meu objetivo ao criar esta conferência é duplo. Primeiro, eu queria ter uma conferência que se concentrasse nas novas tecnologias que surgiram dos mundos do DeFi e das criptomoedas e em como elas estão entrando no ecossistema de pagamentos tradicional”, iniciou Christopher J. Waller, governador do Fed. “Meu objetivo é promover uma discussão vibrante sobre pagamentos entre os participantes tradicionais do setor e os novos entrantes vindos do mundo do DeFi.”
“Segundo, eu queria transmitir a mensagem de que esta é uma nova era para o Federal Reserve em relação aos pagamentos — a indústria de DeFi não é vista com desconfiança ou desprezo. Pelo contrário, hoje vocês são bem-vindos à conversa sobre o futuro dos pagamentos nos Estados Unidos e em nosso próprio território — algo que seria inimaginável há alguns anos.”
Um dos destaques até agora é a ideia do Fed criar uma “conta de pagamento” (payment accounts) para que empresas do setor cripto tenham acesso aos serviços básicos do Fed.
Isso seria uma alternativa mais enxuta em relação às “contas principais” (master accounts) usadas por grandes instituições.
“Obrigada, governador Waller, por reconhecer o terrível erro que o Fed cometeu ao bloquear bancos voltados apenas para pagamentos de terem contas principais no Fed, e por reabrir as regras de acesso que o Fed criou para manter o @custodiabank de fora”, escreveu Caitlin Long, fundadora do Custodia Bank, nas redes sociais.
THANK YOU, Gov Waller, for realizing the terrible mistake the Fed made in blocking payments-only banks from Fed master accounts, and re-opening the access rules the Fed enacted to keep @custodiabank out. The Fed told courts that such firms would put financial stability at risk…
— Caitlin Long 🔑⚡️🟠 (@CaitlinLong_) October 21, 2025
Em relação às stablecoins, a ideia é que o governo americano digitalize sua moeda através de empresas privadas ao invés de criar sua CBDC (Moeda Digital de Banco Central). Isso é fundamental para o dólar manter sua dominância global.
Já a questão de pagamentos com IA está relacionada a recentes desenvolvimentos liderados pelo Google e outras gigantes do setor de tecnologia.
Conversas com a indústria cripto refletem mudanças prometidas por Trump
Donald Trump fez diversas promessas para o setor de criptomoedas durante sua campanha. Desde que venceu as eleições, o presidente americano tem cumprido todas elas.
Essas conversas com o setor são o maior exemplo disso. Antes ignorados, agora esses players ocupam um lugar de destaque no futuro da economia americana.
Como exemplo, tanto a CFTC quanto a SEC começou a realizar reuniões com a indústria cripto ainda no começo do ano. Mais tarde, eles também foram convidados à Casa Branca, onde o próprio Trump esteve presente.
Agora, as conversas com o Fed antecipam a saída de Jerome Powell, que deve permanecer no cargo até maio de 2026. Chris Waller, que presidiu este encontro, aparece como o 2º favorito para ocupar o cargo, mas Kevin Hassett é a principal aposta do mercado.
Por fim, a ‘Conferência de Inovação em Pagamentos’ pode ser assistida ao vivo no vídeo abaixo.