A SWIFT anunciou que vai integrar a tecnologia R3 Corda para melhorar o seu serviço de pagamentos. O executivo mencionou isso no Paris Fintech Forum, onde o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse também estava presente.
A SWIFT é uma empresa global de tecnologia que fornece infraestrutura para envio e recebimento de transações financeiras entre bancos. A gigante dos pagamentos trabalha com mais de 11.000 bancos pelo mundo. Sua influência global se expandiu muito desde a sua criação em 1973. A empresa tinha pouco ou nenhum rival até que a tecnologia blockchain nascesse.
A tecnologia da SWIFT, hoje em dia, é considerada muito lenta. Isso levou muitos a acreditarem que a SWIFT estava prestes a integrar seu sistema com a Ripple. No entanto, a SWIFT disse que nunca faria parceria com a Ripple.
A R3 Corda que a SWIFT escolheu, é uma empresa que criou o Corda Settler, uma tecnologia projetada para pagamentos.
A Ripple tem sido uma grande concorrente do sistema SWIFT, com muitas vantagens, principalmente devido à sua velocidade e à simplicidade das transações. A Ripple está crescendo muito rápido, com mais de 200 clientes em todo o mundo e ganhando pelo menos três novos a cada semana, de acordo com o CEO.
À medida que os rivais de pagamento competitivos, como a Ripple, estão aparecendo, a SWIFT tem que se reinventar para se manter relevante, e sua parceria com a R3 é certamente um grande passo.
A empresa também lançou recentemente sua nova API que permite aos usuários pagar por bens e serviços em parcelas. Esta pode ser uma boa maneira de manter seus clientes, pois oferece flexibilidade nos pagamentos, reduzindo assim a pressão de ter que pagar em um horário fixo.
Com as suas próprias melhorias e parceria com a R3, a SWIFT pode prosperar desde que satisfaça as necessidades dos seus clientes. Mas quem sabe o que a Ripple tem nas mangas?
De qualquer forma, este é mais um caso de uso da Blockchain melhorando o mundo.
SWIFT ignora Ripple
O anúncio segue anos de especulação sobre a SWIFT embarcar no trem da blockchain. Em novembro de 2018, rumores na mídia indicaram que a rede bancária global estava procurando realizar uma parceria com a Ripple. Mas a SWIFT negou o boato, esclarecendo que eles estavam desenvolvendo uma solução própria de blockchain institucional.
Aliás, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, em novembro de 2018 compartilhou planos da Ripple de ultrapassar a rede bancária da SWIFT. A Ripple também foi envolvida em uma disputa legal com a R3 sobre a distribuição de 5 bilhões de tokens XRP.
Ripple pode se beneficiar
A tecnologia Corda Settler da R3 usa tokens XRP da Ripple para liquidar transações.
Com uma associação potencial agora, a Ripple ainda pode se beneficiar de um aumento na demanda de XRP.
A rede SWIFT atende a mais de 11.000 instituições financeiras – incluindo bancos, corretoras, empresas de fundos mútuos e revendedores de valores mobiliários – em 200 países.
Até o fechamento desta matéria, cada XRP estava sendo negociado a R$1,18, com um aumento de 9,7% nas últimas 24 horas.
Fontes: zycrypto.com / Newsbtc.com