Hacker pede Bitcoin em troca de dados de 26 milhões de pessoas

Dados roubados pertencem a usuários de várias empresas como a Estante Virtual e GameSalad segundo ameaça de hacker.

Dados de mais de 26 milhões de pessoas podem ser reféns de um hacker na internet. Após um suposto ataque, o hacker Gnosticplayers determinou que uma recompensa seja paga em Bitcoins para que os dados não sejam revelados. Segundo o perfil, os dados referem-se a seis grandes empresas.

Hackers são experts em segurança de dados e utilizam de suas habilidades para subtraírem informações importantes do banco de dados de empresas. Sendo assim, com esse tipo de invasão, perfis populares como o Gnosticplayers força empresas a pagarem recompensas em troca do sigilo de dados de milhões de clientes

Estante Virtual pode ser uma das empresas ameaçadas pelo hacker

Ataques envolvendo a exposição de dados é muito mais comum do que a maioria das pessoas imaginam. Somente o perfil Gnosticplayers realizou outros três ataques similares e pediu resgate para não expor os dados de várias empresas. Neste quarto ataque, seis empresas estão envolvidas nas informações em posse do hacker, que alega ter informações de mais de 26 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Dentre as seis empresas envolvidas pelo ataque do hacker está a GameSalad. A empresa de desenvolvimento de videogames foi uma das afetadas pelo ataque. Desse modo, dados de 1,5 milhão de usuários dessa empresa podem estar em posse do hacker, segundo publicação do próprio perfil Gnosticplayers. Além desta empresa, a Estante Virtual está sendo ameaçada pelo hacker. Portanto, são 5.45 milhões de usuários com dados obtidos pelo hacker. Outras citadas pelo hacker é a Coubic e a LifeBear.

Ainda fazem parte das ameaçadas a Bukalapak, que atua na Indonésia no setor de e-commerce. Além disso, outra empresa afetada neste país é a YouthManual, voltada para estudantes.

Hacker quer receber fortuna em Bitcoins em troca de silêncio

Dentre as informações que o hacker promete vazar, estão endereços de e-mail, nomes de usuários e até mesmo hashes contendo senhas. Contudo, é o valor “irrisório” em Bitcoins (BTC) pedido pelo hacker que está chamando a atenção de todos.

Para evitar que os dados sejam expostos, Gnosticplayers pede apenas que 1.4231 (BTC) sejam depositados em sua conta. Por outro lado, o valor parece pequeno em relação a vulnerabilidade encontrada pelo hacker, que possui dados de mais de 26 milhões de usuários de várias empresas.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".

Últimas notícias

Últimas notícias