Uma empresa que oferece investimentos em criptomoedas listou grandes canais da mídia brasileira como parceiros. Recentemente a Investimento Bitcoin adicionou a Band, o SBT e a Record em sua lista de parceiros. A inclusão aconteceu mesmo após o Conar alertar sobre as propagandas da empresa.
A Investimento Bitcoin investiu pesado em publicidade na mídia brasileira. De acordo com a CVM, a empresa pode ser caracterizada como pirâmide financeira. A instrução da comissão alerta para a oferta da plataforma, que oferece lucros fixos através de investimentos em criptomoedas.
Canais de televisão são listados como parceiros da Investimento Bitcoin
Apontada como uma pirâmide financeira, parece que o Investimento Bitcoin está expandindo os negócios. Recentemente a empresa adicionou grandes canais de televisão como parceiros. Várias propagandas da empresa foram veiculadas em alguns desses canais, e até em programas com enorme audiência na televisão.
Além de publicidades em canais de televisão aberta no Brasil, a Investimento Bitcoin investiu em sites de notícias. Portais como iG e Terra estão entre os sites que também aparecem como parceiros da empresa.
A Investimento Bitcoin já veiculou propaganda até no programa “A Hora do Faro”. A plataforma de investimentos em criptomoedas foi apresentada por Rodrigo Faro em horário nobre na Rede Record.
Oferta de Investimento Bitcoin parece inválida
Em uma publicação recente, o Conar decidiu recomendar a suspensão de propagandas relacionadas a Investimento Bitcoin. O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária emitiu um comunicado que foi diretamente lançado para grandes empresas da mídia brasileira.
Embora o Conar não possua efeitos restritivos, o conselho pode orientar a prática legal de publicidades em veículos no país. Geralmente o conselho é atendido pelos veículos de comunicação. Na decisão, o relator apontou para a oferta de investimentos da empresa. O documento mostra que ganhos de 1% a 2% diários podem ser configurados como uma oferta com pouca validade.
No site da Investimento Bitcoin nesta quinta-feira (19) a empresa oferece 20% de bônus para novos depósitos. Segundo a publicação em forma de banner, novos depósitos na plataforma receberão 20% de lucro somente neste dia.
CVM aponta empresa como pirâmide financeira
Pirâmides financeiras são negócios que operam oferecendo lucros que nunca existiram. Essa oferta geralmente acontece em rede e necessita de indicações contínuas para a empresa sobreviver.
Tecnicamente, na pirâmide financeira, o investimento de novos usuários são utilizados para abater dívidas com antigos investidores. Ou seja, um rombo econômico que só vai aumentando cada vez mais. Para a CVM, a Investimento Bitcoin pode ser considerada uma pirâmide financeira.
A empresa foi denunciada pela comissão através do Ministério Público. Desse modo, encaminhada uma sugestão de abertura de investigação ao órgão jurídico, após a CVM receber duas denúncias contra a plataforma. O Ministério Público do Espírito Santo foi notificado sobre a atuação irregular da empresa no último dia 21 de agosto de 2019.