Um dos líderes por trás da BitClub, esquema de pirâmide que arrecadou R$ 3 bi ao redor do mundo, chamou os investidores da empresa de “burros”, o homem por trás do esquema disse em um e-mail obtido pela justiça que “construiu todo esse esquema nas costas de idiotas”. As informações foram compartilhadas pelo departamento de justiça americano.
Em setembro de 2017, o então líder da BitClub enviou um e-mail a um outro líder no qual ele sugeriu que a BitClub iria torna-los “ricos pra c***lho”. Ele disse que o grupo iria se “aposentar” com o esquema.
De acordo com a justiça, em fevereiro de 2015, o então líder da empresa instruiu outro membro da quadrilha a “aumentar os ganhos diários de mineração em 60%”, os quais foi alertado “que não seria sustentável, porque, “ponzi é dinheiro rápido”. Ou seja, aumentar lucros dos investidores poderia diminuir os lucros do golpe.
O líder então enviou um e-mail em 2017 no qual ele sugeria que a Bitclub parasse de pagar os investidores ”para que eles pudessem“ se “aposentar”!!!
Os líderes discutiram que o público alvo da pirâmide seriam investidores “burros”, referidos como “ovelhas” e disse que estava “construindo todo esse esquema nas costas de idiotas”.
O líder instruiu outros membros a manipularem imagens para mostrar “ganhos de mineração” durante o golpe. O grupo conseguiu arrecadar pelo menos US $ 722 milhões de vítimas ao redor do mundo através da BitClub. A quantia em reais convertida é de aproximadamente R$ 3 bilhões.
Os líderes do esquema também deram golpes vendendo ações da BitClub – que eram considerados valores mobiliários – apesar da empresa não registrar as ações na Comissão de Valores Mobiliários americana.
Líder diz que Bitclub é a “empresa mais transparente do mundo” e “grande de mais para falir”
Para promover qualquer pirâmide, as táticas sempre são as mesmas, histórias cinemáticas e cheias de luxo são criadas para atrair os olhos das vítimas, na Bitclub, não foi diferente.
Eles criaram vídeos viajando pelos Estados Unidos e pelo mundo para promover a BitClub. Em um vídeo, um dos líderes chegou a dizer que a BitClub era “a empresa mais transparente da história”. Em outro vídeo, ele garantiu aos investidores que a BitClub era “grande demais para falir”.
Justiça prende 3 pelo esquema
Parece que os líderes do esquema vão passar a aposentadoria na prisão. A Justiça dos Estados Unidos prendeu os três líderes por trás da BitClub, são eles: Jobadiah Sinclair Weeks, Joseph Frank Abel e Matthew Brent Goettsche.
A pena por fraude eletrônica pode chegar a 20 anos de prisão e multa de até US $ 250.000. A pena por venda de valores mobiliários sem autorização pode chegar a 5 anos de prisão e uma multa de até US $ 250.000.