Entre os especialistas do mercado de criptomoedas, um dos mais entusiastas do Bitcoin é, sem dúvidas, Willy Woo. Suas previsões são geralmente otimistas com relação a criptomoeda, e em seu mais recente parecer o ativo parece ter conquistado uma importante marca. De acordo com ele o bitcoin ultrapassou a gigante de pagamentos Visa em termos de volume de transações. Mas será que esta informação realmente procede?
As observações de Woo se baseiam sobretudo em corretoras e de movimentos de carteiras digitais. Entretanto, o especialista ignora os pagamentos circulares entre carteiras e os múltiplos saltos que ocorrem em meio a estas transações. Assim sendo, é possível que haja alguma imprecisão em suas informações sobre este fato.
O analista utilizou o Twitter para falar a respeito do assunto. De acordo com ele, enquanto a Visa processou 139 bilhões de dólares em volume de pagamentos durante o ano de 2109, o BTC foi responsável por um total de 727 bilhões de dólares. Assim sendo, de acordo com seus cálculos a criptomoeda apresentou um desempenho 426% maior do que a empresa.
In 2019 Visa processed $138b through their network. Bitcoin processed $727b**.
** Estimated investor movements, ignores circular payments between wallets and multi-hops. May contain exchange cold wallet movements to new wallets. Data via @coinmetrics's estimated on-chain volume.
— Willy Woo (@woonomic) February 12, 2020
Algumas imprecisões nas considerações de Woo
O parecer de Willy Woo está baseado em um estudo divulgado pela Coinmetrics a respeito do volume de transações do Bitcoin na rede. Mas após ler o tweet do analista, muitas pessoas começaram a notar algo estranho em seus cálculos, que não estavam batendo. Isto porque a Visa divulgou um informativo a respeito de seu desempenho durante o ano de 2019, e mostrou que não houve um total de 138 bilhões de dólares em transações durante o ano. Este valor diz respeito a transações que ocorreram durante os 12 meses, sem ser seu total.
Assim sendo, a companhia informou que o volume total de negociações realizado durante o último ano foi de 8,8 trilhões de dólares. O resultado ultrapassa, e muito, a estimativa total do Bitcoin. Desta forma, tudo indica que Woo fez uma pequena confusão com as informações que recebeu a respeito das transações da Visa e da criptomoeda em 2019. Posteriormente Woo se desculpou pelo erro na rede social e trouxe os dados corretos.
Por outro lado, mesmo com a diferença entre as duas plataforma o último ano trouxe grandes conquistas para o Bitcoin e o criptomercado. Entre as vitórias conquistadas pela criptomoeda está o fato de que em 04 de dezembro de 2019 o BTC bateu o recorde de maior volume horário de negociação em dólares de toda a história. Na data a criptomoeda movimentou mais de 8,9 bilhões em cadeia, um valor nunca antes visto por investidores e especialistas.